Servidores do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE-MS) realizam, nesta semana, uma visita técnica ao Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), visando conhecer ações referentes à educação na primeira infância, e também ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).
A comitiva é composta pelo conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, e os servidores Eduardo Dionizio (Diretor da secretaria de controle externo), Felipe Cavassan Nogueira (Chefe da Divisão de Fiscalização de Contas de Governo e de Gestão) e Marcos Camillo (Chefe da Divisão de Fiscalização da Educação).
A visita técnica surgiu a partir da interação das equipes dos dois Tribunais de Contas, por ocasião da realização do II Laboratório de Boas Práticas (LabContas), realizada em junho desse ano em Cuiabá (MT).
Foi apresentado aos servidores do TCE-MS, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) que tem por objetivo estabelecer condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao 5° ano do Ensino Fundamental sem distorção de idade/série e com o domínio das competências de leitura, escrita e cálculo. O Programa, contempla estudantes do primeiro ao terceiro ano (Ciclo de Alfabetização).
“Viemos com a nossa equipe técnica buscar as expertises do TCE-RO, no controle externo e também na educação. A ideia com essas experiências é impulsionar as nossas ações que estão em curso, e que ainda estão sendo planejadas no programa da primeira infância.”, destacou Célio.
Também foram apresentadas as ações e sistemas utilizados pelo TCE-RO na área do controle externo, mais precisamente de auditoria financeira. Foi possível conhecer o trabalho que é realizado em Rondônia, incluindo aspectos da ferramenta eletrônica ACL Analycts e Highbond