Alfredo, não, "Peixão Dourado Gigante do Pantanal". Maria Eduarda Barros compartilha a rotina e aventuras de seu cachorro influencer com 257 mil seguidores nas redes sociais e mais de 1 milhão em outro aplicativo. Neste mês, a família resolveu passear nos balneários em Bonito (MS) e os vídeos da viagem renderam, juntos, cerca de 5 milhões de visualizações.
"Meu nome agora é peixão dourado gigante do Pantanal", diz a legenda do vídeo postado por Duda, que alcançou 1,2 milhão de visualizações. Em um minuto, Alfredo resume, em primeira pessoa, o que achou da natureza sul-mato-grossense. Veja o vídeo no início da matéria.
No destino, coleira repelente e repelente em spray próprio para cães, uso da guia durante a trilha e muita água. Além disso, a tutora reforça que escolhe os períodos de baixa temporada para conseguir aproveitar com tranquilidade.
Alfredo nadando em Bonito. — Foto: Arquivo pessoal
"É um verdadeiro peixinho. A raça dele, que é Golden Retriever, é uma raça que tem origem europeia e foi selecionada para busca de aves abatidas em rios e lagos pelos caçadores. Então está na genética todo esse amor pela natação. Por isso, hoje em dia todas as viagens que faço, penso em como será para o Alfredo aproveitar e curtir do jeitinho dele, é muito gratificante ver a alegria dele tendo a liberdade de ser um verdadeiro cão", relatou a tutora.
"Foi uma aventura e tanto, foram mais de 5 milhões de visualizações nas redes sociais nesse passeio. Todo mundo no nosso grupo da trilha dizia que o Alfredo era quem mais estava aproveitando", completou Duda.
Alfredo na cachoeira Boca da Onça — Foto: Arquivo pessoal
A fama de Alfredo o levou até a conhecer a cantora Ana Castela.
"Esse encontro deu o que falar! Fomos convidados para chegar de surpresa no camarim da Ana e deixar o dia de trabalho dela e da equipe mais fofo e divertido! A Ana é uma querida e adorou a surpresa do goldinho", contou.
Alfredo em gravação de clipe com Ana Castela — Foto: Redes sociais
Mas apesar de compartilhar a rotina de Alfredo com muitas pessoas, há diversos momentos especiais que marcaram a tutora.
"São vários momentos. Os que mais marcaram foram: a primeira vez dele na praia, correndo livre na areia. Foi logo após ele ter recebido alta de uma doença infecciosa, discoespondilite, que havia atingido a coluna e o impedia de andar. Também quando ele realizou meu sonho de mergulhar em uma poça de lama e ficar com a fuça toda marrom".
Alfredo após entrar em uma poça de lama. — Foto: Arquivo pessoal
Carreira de pet influencer
O filhote chegou na família de Maria Eduarda em março de 2021 e "mudou totalmente a rotina".
"Tudo que faço é pensando nele, como ele vai ficar e como ele vai aproveitar. Eu, Duda, era aquele tipo de pessoa que odiava mato, chácara, fazenda, parques e essas coisas. Rio então? Nem chegava perto (risos). Agora, não só entro no rio com ele, como me sujo de lama e tudo. Todo final de semana tentamos fazer algo diferente, nem que seja só uma ida em um parque ou nadar na casa da minha vó, a famosa 'pisci da bisa'. Hoje tudo que eu mais gosto é poder encontrar destinos para o Alfredo se aventurar e poder ser um cachorro de verdade. É isso que me faz feliz", disse.
A carreira de influencer chegou por acaso na vida de Alfredo. Duda explicou que sempre teve o costume de compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais de seus pets, desde a época do Orkut.
"Ao longo do tempo, fui criando conteúdos sobre a nossa rotina com o ponto de vista e narração do Alfredo, como eu acreditava que ele pensava. Alfredo sempre participou das festas da família, viagens, ia para todos os locais comigo, uma rotina bem doida. E o vídeos foram viralizando, pessoal foi curtindo, se identificando e nos acompanhando. Temos uma comunidade incrível! Nossos seguidores são muito queridos, temos uma troca maravilhosa", ressaltou Duda.