Senador Nelsinho Trad celebra o marco histórico para conclusão da Rota Bioceânica

 /

Entusiasta da Rota Bioceânica, o senador Nelsinho Trad comemorou, nesta quinta-feira (19), a montagem das primeiras oito vigas da Ponte Bioceânica no Chaco Paraguaio, considerada um marco histórico para a integração regional. As vigas compõem a infraestrutura do viaduto de acesso à futura ponte do corredor no Paraguai. “Avança a ligação entre Brasil e Paraguai, para potencializar nosso comércio no Mercosul. Seguimos liderando os esforços para concretizar a Rota Bioceânica, fortalecer o papel do nosso país e do MS no cenário internacional. Parabéns ao Consórcio PYBRA e ao Ministério das Obras Públicas e Comunicações paraguaio pela supervisão. Estamos no caminho certo para tornar essa visão uma realidade”, destacou o parlamentar, presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e idealizador da Frente Parlamentar Internacional pela Rota Bioceânica.
 
De acordo com a empresa paraguaia subcontratada do consórcio PYBRA, responsável pela construção da ponte, serão utilizadas 179 vigas. Cada uma tem 30 metros de comprimento e pesa 30 toneladas. A expectativa é que o projeto seja concluído em 2024.
 
O compromisso do presidente da Representação Brasileira no Parlasul com a Rota Bioceânica foi reafirmado no Uruguai, em outubro, logo após o parlamentar ser reconduzido ao cargo. “Teremos um boom de oportunidades com a conclusão da Rota Bioceânica aos países envolvidos: Paraguai, Brasil, Chile e Argentina”, disse.
 
Na mesma sessão do Parlasul, foi aprovada a “Carta de Campo Grande”, documento
elaborado no I Fórum sobre o Corredor Bioceânico, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul no ano passado. “O documento sintetiza as conclusões e premissas fundamentais do
projeto do Corredor Bioceânico e foi reconhecido por sua abrangência e relevância para a integração regional”, explicou o senador Nelsinho Trad.
 
O corredor vai encurtar caminhos e gerar empregos e renda. Com a Rota Bioceânica, Mato Grosso do Sul vai ligar o Brasil ao oceano pacífico e aos países da Ásia e Oceania. “O nosso Estado e o nosso país compram e vendem, esses negócios vão passar por nossas estradas, gerando renda, progresso e milhares de empregos”, explicou o senador Nelsinho Trad.
 
Nesses quase quatro anos de mandato, o parlamentar destinou R$ 41,5 milhões para Rota Bioceânica, para construção dos acessos da BR-267 até a ponte que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta. “Você conhece o Canal do Panamá? É uma via artificial marítima, criada em 1914, que liga o Oceano Atlântico pelo mar do Caribe ao Oceano Pacífico. Com a conclusão da Rota Bioceânica, o Brasil terá um Canal do Panamá e ainda mais moderno!”