Caso em específico envolvendo a academia aconteceu no Peru, mas ocorre em diversos países.
Navegação Rápida mostrar
Não é fácil para algumas pessoas entrarem em uma academia e se depararem com diversos corpos musculosos e perfeitos, especialmente se ninguém as oferece apoio. Esse é um assunto conhecido por um empresário.
O proprietário de uma academia no Peru, Enrique Fernández, ensinou seus treinadores que eles devem se concentrar principalmente em quem precisa de apoio, e não naqueles que já possuem uma rotina regrada e um corpo escultural.
Enrique reuniu todos os seus colaboradores para lhes ensinar uma importante lição justamente sobre essa preferência em ajudar mulheres mais jovens ao invés de senhoras ou pessoas que desejam perder peso.
Ele compartilhou suas palavras por meio de um vídeo no TikTok. Na ocasião, ele pediu que não falassem mais com uns e menos com outros. Mais uma vez ele reforçou o pedido porque se a pessoa que está sozinha, seja ela um homem, mulher ou uma criança cuja autoestima é baixa e vê um funcionário dando atenção para outra pessoa, sorrindo alegremente e apertando sua mão, fará com que o observador acredite não ser uma pessoa bonita ou coloque na cabeça que está acima do peso.
O homem foi incisivo ao comentar que se um instrutor não se aproxima de uma senhora, com certeza isso fará com que ela se sinta mal e pense que algo de errado está acontecendo. Ele afirmou que uma pessoa com sobrepeso, sofre de problemas para emagrecer e o emocional geralmente fica fragilizado com isso também.
No entanto, se ela chegar na academia e começar a treinar com uma garota cujo corpo está dentro dos padrões, e perceber que o personal trainer só reserva um tempo para conversar com a outra, ela se sentirá pior do que quando chegou.
Críticas aos funcionários
Enrique criticou duramente os treinadores que dedicam todo seu tempo para as mulheres com o shape em dia e deixam de lado aquelas pessoas que necessitam de muito mais apoio. “Quando fazemos o mesmo com as senhoras?” disse. “Dê a ela esses 5 minutos”, acrescentou em seguida.
Ele também garantiu que quem não recebe essa atenção, está ciente dessa diferença de tratamento. “Se você não chega perto de uma senhora, você a faz se sentir mal. Você a faz sentir como se estivesse sendo rejeitada, é horrível”, enfatizou o empreendedor.
O vídeo acumula mais de um milhão e meio de visualizações
A publicação viralizou no TikTok, acumulando 1,3 milhão de visualizações em poucos dias e recebendo diversos comentários. Uma pessoa comentou na publicação que é exatamente por isso que as mulheres nunca mais voltam, tendo em vista a falta de empatia dos treinadores de ginástica.
Por esse motivo, o dono da academia implora a seus funcionários que passem o mesmo tempo com todos os clientes e em nenhuma circunstância faça alguém se sentir rejeitado em uma ambiente que deveria ser acolhedor. Logo, as palavras não demoraram a se tornar virais, acumulando mais de um milhão e meio de visualizações em poucos dias, e gerando todo tipo de reação a respeito da temática.
Melhores comentários
“Adoraria poder ir a academia deste homem. Tem meu respeito”, “um bom líder e que gere bem seus empregados, acima de tudo dá um plus à academia”, “as palestras que todos os donos de academia deveriam dar a seus instrutores” e “muitos treinadores falham nisso, bom conselho”, foram alguns dos melhores comentários.
Contudo, eles não param por aí: uma pessoa apontou que quando começou a trabalhar em uma academia, fazia gráficos mensais de progresso com todos, o que aumentou a cartela de clientes. Já uma outra comemorou que finalmente alguém disse algo tão real vivenciado todos os dias pela sociedade. Sororidade e empatia sempre!