A fazenda que originou o incêndio que atingiu 69 imóveis na região da Nhecolândia foi multada em R$ 19 milhões. Cerca de 65,6 mil hectares de flora nativa do Pantanal foram queimados no mês de novembro.
Segundo análise de imagens de satélite, o fogo surgiu na área rural da fazenda Santa Edwiges. Os incêndios atingiram imóveis de Corumbá, cidade a 419 quilômetros de Campo Grande. A área queimada está perto do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.
Então, a multa de R$ 19 milhões será enviada para o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Os proprietários da fazenda deverão apresentar a defesa para o órgão.
Contudo, o Ministério afirma que a multa não isenta os proprietários de outras penalidades.
Mês crítico
O mês de novembro foi considerado o pior da história dos focos de queimada. Foram 4,1 mil registros de foco de incêndio na região pantaneira neste ano.
Em 2023, mais de 1,2 milhão de hectares foram consumidos pelas chamas no Pantanal. O total de hectares considera Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Os dados são do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).