A notícia de que uma criança de apenas sete anos estava tendo o aluguel cobrado pela própria mãe causou espanto entre os internautas. No entanto, ela tem a explicação na ponta da língua para isso. Veja só!
De acordo com o jornal The Mirror, a mãe revelou em suas redes sociais que o seu intuito é apenas ensinar o filho a lidar com dívidas desde cedo para que aprenda a valorizar o seu dinheiro. Além do aluguel, o garoto arca com os custos mensais da internet e energia elétrica.
Muita gente se pergunta como ele faz para quitar essas contas e de que maneira consegue arrecadar o valor necessário para isso. A mulher explica que seu herdeiro possui uma lista de obrigações diárias a serem cumpridas. Por dia, ele desembolsa cerca de um dólar, caso consiga realizar o trabalho com eficácia.
“No final do mês, ele percebe que tem contas a pagar. Ele paga essas contas para mim. Ele tem aluguel, luz para o quarto e internet para o iPad”, disse a matriarca que está sempre recolhendo o capital do menino.
Com isso, o ensina de maneira didática a guardar dinheiro para pagar as contas. Porém, ao contrário do que talvez possam imaginar, todo o valor arrecadado pelo filho vai para uma poupança destinada única e exclusivamente para o garotinho.
“Não faço nada com o dinheiro dele, exceto colocá-lo de volta na conta de poupança. Isso o ensinou o valor de um dólar e a responsabilidade. Estou muito satisfeita com os resultados, espero que seja algo que possa ajudá-lo também”, disse a usuária do TikTok, @craftedandcozy.
Assim como tudo na internet costuma dividir opiniões, neste caso não foi diferente. Internautas se perguntaram se o truque materno era realmente viável. O vídeo com o relato foi assistido milhões de vezes.
“Ele então entende que, ao longo do mês, ele tem dois baldes. Ele tem seu dinheiro de ‘diversão’ e seu dinheiro de ‘conta’. Cabe a ele a responsabilidade de categorizar seu dinheiro e onde ele vai colocá-lo nesses baldes antes do fim do mês.“, ressalta.
Em resposta aos críticos de plantão, a matriarca diz que a técnica pode até não funcionar na casa de quem está assistindo, mas na sua sim, já que o meninão está pagando a si mesmo, o que vai totalmente para suas economias futuras.
Como funciona a dinâmica na prática
Dentre as tarefas diárias, a mãe sugeriu que o filho arrume a cama, escove os dentes, limpe o banheiro e coloque a roupa suja no cesto. Ao notar que ele está se sentindo desafiado em qualquer área, como ao sair do banho e deixar a toalha cair, isso vai para sua lista na próxima semana.
São cobrados cinco dólares do aluguel todos os meses, enquanto o Wi-fi e a eletricidade saem pela bagatela de dois dólares cada. Portanto, seu valor total é de apenas nove dólares, o que custa em torno de 30% de sua renda mínima. “Se ele não pagar suas contas … ainda não enfrentamos esse problema [ainda]. Mas posso realmente dizer que acredito que farei é dar uma prorrogação para o próximo mês”.
Educação financeira
Alguns internautas batem na tecla de que educação financeira não é ensinada na escola, então só é possível aprender em casa. Portanto, avaliam que esta é uma ótima maneira de começar. Já outros insinuaram que a mãe estaria pulando etapas.
“Estou bem. Vou deixar meus filhos serem crianças e ensiná-los quando ficarem mais velhos. Esses são momentos valiosos para aproveitar, sem pensar em ‘contas'”, escreveu um usuário da plataforma de vídeos instantâneos. No entanto, a criadora de conteúdo rebateu a crítica.