Durante a sessão ordinária desta terça-feira (06), a primeira do ano, foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Otávio Trad que cria a Política de Diagnóstico e Tratamento do Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) nas redes públicas de saúde e educação.
O projeto tem como principal objetivo instituir políticas públicas que levem as famílias ao conhecimento do transtorno e assim garantir um diagnóstico mais rápido e preciso. “Queremos que áreas como da educação e saúde tenham um olhar mais atento ao TPAC e principalmente que as pessoas que sofrem com o transtorno tenham mais qualidade de vida”, enfatiza o parlamentar.
O que é o TPAC – O Transtorno do Processamento Auditivo Central é caracterizado por afetar as vias centrais da audição, ou seja, as áreas do sistema nervoso relacionadas às habilidades auditivas responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. Na maior parte dos casos, o sistema auditivo periférico (tímpano, ossículos, cóclea e nervo auditivo) encontra- se totalmente preservado. A principal consequência desta alteração de PAC está na dificuldade de processamento das informações captadas pelas vias auditivas. Assim, a pessoa ouvirá claramente a fala humana, mas terá dificuldades em interpretar a mensagem recebida.
Entre os principais sintomas estão a dificuldade de aprendizagem, dificuldade em escutar em ambientes ruidosos, dificuldades em contar histórias ou passar recados, não entender o que foi dito, entre outros.
Mandato participativo – Outras informações sobre o mandato do vereador, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9295-7209, telefones (67) 3316-635/1636. Acompanhe também a atuação do vereador pelo site: www.camara.ms.gov.br e nas redes sociais: @otaviotrad