A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta quinta-feira (22), uma operação para desarticular um grupo criminoso responsável pelo envio de drogas e armas da região de fronteira com o Paraguai. De acordo com a investigação, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Ponta Porã/MS e um em São José dos Campos/SP.
A operação, batizada de Rota do Crime, teve início em novembro de 2022, após a Polícia Rodoviária Federal apreender uma tonelada de maconha e armas em um caminhão em Ponta Porã (MS).
Segundo a investigação, a organização criminosa utiliza um elaborado esquema criminoso, por meio de empresas de fretes terceirizados, para introduzir no país drogas e armas de fogo.
Ainda de acordo com a PF, os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa e tráfico interestadual de drogas e armas. Se condenados, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Esta é a terceira fase da Operação Rota do Crime, que objetiva desmantelar grupos criminosos especializados no transporte de ilícitos originados em Ponta Porã/MS.