Minha avó, todas as minhas declarações de amor para a senhora são feitas em vida, porque é assim que mereces, receber flores em vida”, compartilhou Tatiana.
Muitos dizem que a “família é a base de tudo”, e fazem questão de compartilhar histórias que mostram a importância da construção de um elo forte com aqueles que estão mais próximos a nós. Ter bons exemplos ao longo de nossas vidas é de suma importância, porque pode auxiliar no desenvolvimento e na formação da personalidade e do caráter dos indivíduos.
Mas é importante reforçar que não são apenas os mais velhos que precisam ser um ponto de inflexão para os jovens, o caminho contrário na régua da faixa-etária também pode ser facilmente percorrido. É preciso reconhecer a relevância das antigas gerações, olhando para cada indivíduo com respeito e admiração, livrando-se do preconceito contra a idade de cada um. Para a cabelereira e empreendedora Tatiana Van Campo, de 39 anos, olhar com verdadeira atenção para a avó Terezinha, de 94 anos, é um exercício à parte.
Quantas vezes não silenciamos ou ignoramos o que as pessoas mais velhas dizem, reforçando o estereótipo de que quanto mais aniversários fazem, menor será sua autonomia ao longo da vida, principalmente depois dos 60 anos?! Ter voz e ser ouvido são necessidades de todos cidadãos, que exigem respeito e consideração, e Tatiana não apenas reconheceu isso, como também fez questão de fortalecer a convivência que tem com a avó.
Sabendo que Terezinha Maria de Jesus nunca tinha tido o privilégio de conhecer o mar, Tatiana resolveu ajudar a avó a realizar esse sonho. Nas redes sociais, a empreendedora compartilhou um vídeo do momento em que ela e a matriarca se banham nas águas salgadas do mar. Visivelmente emocionada, a neta se encarregou de fazer com que aquele fosse um momento perfeito, organizando tudo para que fosse uma experiência confortável.
Terezinha estava sentada em uma cadeira de plástico vermelha nas águas rasas do mar, usando um chapéu para não exagerar na exposição solar. A neta, por sua vez, levou um pequeno balde e ficou ajoelhada na frente da avó, jogando água gentilmente em suas pernas e no resto do corpo. Muito felizes com a ocasião, elas jogam água para cima e aproveitam aquele momento tão impactante e cheio de significado.
Tatiana começa a chorar, e, ajoelhada, segura as mãos da avó para que possam fazer uma oração juntas, agradecendo por aquele momento tão especial. Se o vídeo já é impactante por si só, a legenda faz com que todos fiquem tocados com a história, que não à toa acabou viralizando. “Eu realizei hoje o sonho da minha avó, que em 94 anos de idade nunca tomou um banho de mar. Estou emocionada demais, como Deus é perfeito”, disse a neta.
E ela segue, agradecendo ao Senhor por proporcionar um momento tão precioso na vida das duas, e aproveita o espaço para reforçar o amor que sente pela avó. “Minha avó, todas as minhas declarações de amor para a senhora são feitas em vida, porque é assim que mereces, receber flores em vida. Te amo além do infinito”, comentou Tatiana.
A possibilidade de poder compartilhar uma experiência tão forte com a própria avó é algo que, infelizmente, poucos terão a oportunidade. Esse encontro de gerações, marcado pelo respeito, pelo orgulho e pela completa atenção nos reforçam a potência de valorizar todos os idosos. “A senhora amou ver o mar e amou o banho e isso eu nunca vou esquecer”, finalizou Tatiana.
Nos comentários, muitas pessoas se disseram tocadas com a experiência das duas, e fizeram questão de reconhecer a atitude na neta como uma manifestação de heroísmo. Usuários de vários países mandaram mensagens de carinho e compartilharam um pouco do que passam com suas próprias famílias, relatando que possuem o sonho de poder fazer isso com tios, avós, pais e irmãos.