Com as temperaturas quase na casa dos 40º C, nem os animais silvestres conseguem ficar sem se refrescarem. Um tamanduá foi flagrado durante um mergulho nas águas geladas do rio Formoso, em Bonito (MS). Veja o vídeo acima.
O tamanduá foi flagrado dando um belo mergulho. O registro foi feito no atrativo turístico Parque Ecológico Rio Formoso e compartilhado nas redes sociais. O flagrante foi realizado por Edson Sato.
"Eu trabalho no parque, durante a ronda na trilha vi o tamanduá. Estava na trilha caminhando, ouvi o barulho e vi o tamanduá dando um 'tchbum' na água. É difícil de avistar um tamanduá nadando, já que o ambiente deles é mais na terra. No meio da mata, perto do rio, é mais difícil. O tamanduá usa a cauda para se locomover na água", relatou o guia do Parque Rio Formoso Edson Sato.
De acordo com previsão da Climatempo, os termômetros em Bonito durante o fim de semana ficam entre 38°C e 39°C.
Nem o tamanduá ficou fora da água neste calorão. — Foto: Parque Rio Formoso/Reprodução
Onda de calor sobre MS
A terceira onda de calor do ano deve durar até o fim do verão, de acordo com os meteorologistas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco estados estão no mapa com temperaturas máximas 5°C acima da média: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mas por que essa previsão configura uma onda de calor? O que é o fenômeno?
🔥 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
As ondas de calor são comuns de acontecerem no fim da primavera, com a aproximação do verão. Mas, nos últimos anos, esse fenômeno tem se tornado mais comum.