Médica oftalmologista de Aquidauana é transferida para Santa Casa de Campo Grande após grave acidente na BR-262

 /

A oftalmologista Eliane Aparecida Mongenot Leal, de 65 anos, foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande após sofrer um grave acidente na BR-262, próximo ao Pesqueiro 110, em Anastácio, na noite desta quinta-feira (04). Ela estava em estado crítico e passou por uma cirurgia de emergência no Hospital Regional de Aquidauana, onde precisou retirar o baço.

Após o procedimento, Dra. Eliane foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na manhã deste sábado (06), com seu quadro de saúde estabilizado, foi necessária sua transferência para a Santa Casa da Capital devido a contusões pulmonares, múltiplas fraturas nas costelas e fraturas em três vértebras, exigindo uma avaliação especializada. Sua filha, cardiologista, acompanhou a transferência da mãe ao hospital de referência.

Entenda o acidente

Dra. Eliane estava acompanhada de seu esposo, também médico, Essi Manoel Leal, de 70 anos. Durante uma ultrapassagem próxima ao Pesqueiro, o motorista perdeu o controle da camionete Nissan/Frontier, que saiu da pista, colidiu com uma árvore e caiu em uma pequena ribanceira, em meio à vegetação.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Aquidauana realizaram o primeiro atendimento. Ao chegarem ao local, encontraram Dr. Essi fora do veículo, enquanto Dra. Eliane permanecia dentro da camionete com suspeitas de traumas na região lombar e abdominal. Os socorristas realizaram o resgate e encaminharam o casal para o pronto-socorro do Hospital Regional de Aquidauana.

O Dr. Essi sofreu ferimentos leves, mas o estado de saúde da oftalmologista continua a inspirar cuidados.