Pantanal em chamas: incêndio de grandes proporções pinta o céu de vermelho em Corumbá

 /

Um incêndio de grandes proporções deixou o céu completamente vermelho em Corumbá (MS). As imagens impressionantes foram gravadas no sábado (3), na região da ponte sobre o Rio Paraguai.

Pelas imagens, é possível ver que as chamas e fumaça de um lado do rio se encontram com a do outro extremo, cobrindo completamente a cor do céu.

À reportagem do g1 MS, o Corpo de Bombeiros informou que o incêndio começou do lado esquerdo da ponte e queimou uma grande área de vegetação. Ainda segundo os militares, o local é de difícil acesso.

Três equipes dos bombeiros trabalham no combate às chamas. Eles também receberam o apoio de militares do 6º Distrito Naval que auxiliam na travessia do rio.

 

 

Pantanal em chamas

 

Céu mudou de cor após incêndios no Pantanal — Foto: Divulgação/Bombeiros

Céu mudou de cor após incêndios no Pantanal — Foto: Divulgação/Bombeiros

As queimadas no Pantanal têm sido uma preocupação constante. De janeiro até agora, mais de 1 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo, segundo levantamento do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ). A área completamente destruída representa mais de 6% de todo o território pantaneiro.

Na quinta-feira (31), foi sancionada uma lei que institui Plano Nacional do Manejo do Fogo em meio à crise histórica de queimadas no Pantanal.

A nova legislação cria diretrizes para usar o fogo de forma controlada, para prevenir e combater incêndios florestais, conservar ecossistemas e respeitar práticas tradicionais.

 

Dentre outras normas, a lei proíbe a prática de colocar fogo como método de supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo, exceto quando há queima controlada dos resíduos de vegetação.