UEMS/Jardim: Curso de Geografia recebe doação de acervo da Rede Belavistense de Jornais

 /

O Curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Jardim, recebeu recentemente uma doação contendo o acervo da Rede Belavistense de Jornais, idealizada pelo jornalista e escritor Ivaldo Pereira (in memoriam) no ano de 1972. A doação abrange o acervo jornalístico que trazia notícias e informações sobre toda a Região Sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul.

Os docentes de Geografia da UEMS/Jardim: Ana Maria Soares de Oliveira, Cristiane Dambrós, Greisse Quintino Leal e Tiago Satim Karas, com a colaboração dos acadêmicos Victor da Cruz Bezerra e Othon Augusto Pinheiro Junior, foram à cidade de Bela Vista, sede do Jornal Tribuna da Fronteira e antiga Rede Belavistense de Jornais, receber doação do acervo jornalístico no dia 28 de outubro.

(Fotos: arquivo pessoal)

As tratativas para a transferência do patrimônio histórico cultural para a UEMS/Jardim ocorrem desde os anos de 2020 e 2021, por meio da realização de projetos de pesquisa e ensino, coordenados pelo professor Dr. Tiago Satim Karas. Na época, devido às restrições ocasionadas pela pandemia de Covid19, e tendo que adequar a metodologia dos projetos para obter informações a respeito do turismo do município de Bonito, o professor Tiago teve acesso ao acervo do Jornal Correio Jardinense, disponível na Biblioteca Pública Municipal de Jardim.

Foram doados também para a UEMS, diversos livros da biblioteca particular do jornalista Ivaldo Pereira. Após serem selecionadas, as obras serão catalogadas e incluídas no acervo da biblioteca da UEMS, Unidade Universitária de Jardim.

(Fotos: arquivo pessoal)

“A intenção é que com este acervo seja dado início a criação de um Centro de Documentação da Região Sudoeste/MS, propondo projetos para captação de recursos externos para catalogação, digitalização e divulgação, dessa forma, facilitando o acesso a quem tiver interesse, sobretudo, para a realização de futuros projetos de ensino, pesquisa e extensão”, explica o Professor Karas.

Rede Belavistense de Jornais

A Rede Belavistense de Jornais, em diferentes períodos, chegou a ser constituída por oito filiais, sendo elas: Tribuna da Fronteira, sede da Rede em Bela Vista e único em atividade na atualidade; Tribuna de Maracaju; Tribuna Mutinhense; Tribuna de Caracol; Jornal de Bonito; Jornal de Antônio João; O Lagunense e Correio Jardinense.

(Foto: arquivo pessoal)

Com o encerramento de parte das atividades da Rede, alguns desses jornais foram doados aos municípios de origem, como é o caso do Correio Jardinense. Entretanto, encontrava-se na sede em Bela Vista, o acervo do Tribuna da Fronteira, Tribuna Murtinhense, além do primeiro jornal de Bela Vista e um dos mais antigos do estado de Mato Grosso do Sul, chamado O Belavistense. Este jornal havia sido doado anteriormente ao jornalista Ivaldo Pereira, agora também doado, nesta oportunidade, à UEMS de Jardim, juntamente com os demais que se encontravam na sede.

“O valor histórico e cultural desse acervo para a região Sudoeste/MS é imensurável, estamos solicitando incorporação do acervo ao patrimônio da UEMS e não existe palavras que possa retribuir a gratidão à toda a família do jornalista e idealizador dos jornais pela concretização da doação deste acervo. Nosso agradecimento especial vai para a sra. Estela Velasquez (viúva do Sr. Ivaldo Pereira), Victor Hugo Velasquez Pereira e João Carlos Velasquez!”, finaliza Karas.