Na última terça-feira (16), membros da equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jardim-MS participaram do Seminário Desenvolvimento Local, no Sebrae de Bonito-MS. Em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral da União (CGU) e governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, o encontro teve como objetivo expor ideias e caminhos que potencializam um ambiente favorável ao desenvolvimento dos Pequenos Negócios.
Alguns dados relevantes foram mostrados durante o encontro. Hoje, 95% dos Empreendimentos no PaÃs concentram-se em Micro e Pequenas Empresas (MPEs), e fomentam a economia dos municÃpios, gerando 17 milhões de empregos.
De 2010 a 2016, no território Oeste - regional à qual Jardim pertence – houve um aumento de 672% nos cadastros de Micro Empreendedor Individual (MEI). Porém, a taxa de inadimplência é de 70%.
“A prefeitura de Jardim é parceira do Sebrae e estamos sempre desenvolvendo ações para orientar os micro empreendedores da nossa cidade. Porque mais importante que ser micro empreendedor, é fazer com o que o negócio caminhe de forma segura e gere renda, e não dÃvidas. Por isso é importante que as pessoas participem e busquem este auxÃlioâ€, explicou a diretora do departamento de Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marilze Alves.
Jardim já conta com Termo de Cooperação Técnica assinado e servidores treinados para atuarem na Gestão de PolÃticas Públicas para os Pequenos Negócios.
Nesta semana, por exemplo (15 à 18 de maio), por meio da Sala do Empreendedor, está sendo realizada a Semana do MEI, com oficinas destinadas ao impulsionamento das vendas através de estratégias de marketing, preço, relacionamento com o cliente, entre outros fatores indispensáveis para quem quer fazer o próprio negócio dar certo.
A diretora do departamento de Agronegócio, Rosana Araújo Fernandes, e o diretor do departamento de Meio Ambiente, Carlos Piazer, ambos da Secretaria de Desenvolvimento de Jardim, também estiveram presentes no Seminário e puderam aprimorar o entendimento acerca do Desenvolvimento Sustentável, que também foi explorado no evento.
“Todo desenvolvimento deve vir com consciência, respeitando os limites e aproveitando o que a natureza nos oferece com responsabilidade. Fazendo o uso inteligente dos recursos naturais é possÃvel aumentar a lucratividadeâ€, disse Piazer.
Â