O Dia Mundial da Água, 22 de março, é uma data de grande celebração em Jardim, haja vista os abundantes corpos hídricos existentes no município, como os rios Miranda, Prata, Verde, Perdido e Santo Antônio. Na Semana da Água, realizada pelo Instituto Guarda Mirim Ambiental (IGMA) de 17 a 22 deste mês, que teve o apoio da Prefeitura de Jardim e instituições parceiras, houve diversas ações alusivas à data.
Na terça-feira (18), o Centro de Convenções sediou a cerimônia de abertura da Semana da Água, que contou com participação de diversos segmentos da sociedade e diversas autoridades municipais, com palestras e apresentações culturais.
Sérgio Barreto, do Instituto Homem Pantaneiro, explanou sobre o Projeto Cabeceiras, que tem por objetivo garantir a preservação de nascentes de mananciais que drenam para o Pantanal. Nisroque Soares, diretor do IGMA, palestrou sobre a restauração ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda; e Fernando de Almeida, consultor ambiental da Fundação Neotrópica do Brasil.
No dia 19, houve uma remada de limpeza do rio Prata, um dos mais emblemáticos do município, por suas águas translúcidas e rica ictiofauna. No dia 20, houve rodas de conversa dos alunos do IGMA com o comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA), Eri Esmael Ojeda, e com o diretor municipal de Meio Ambiente, Marcos Ruiz Karaí Mbarete.
Na quinta-feira houve o plantio de mudas de árvores nativas nas margens do rio Miranda, com a participação de estudantes da rede municipal de ensino (REME). E no sábado, a programação encerrou-se com uma remada no rio Miranda, com percurso da Praia Marli até a Ponte Velha.
O prefeito de Jardim, Juliano Miranda Guga, agradeceu ao IGMA, apoiadores e vereadores pela dedicação a esta causa tão nobre, que garante a preservação ambiental e a conscientização das novas gerações, de forma que essas possam usufruir dos recursos naturais ricos em nosso município.