Gabinete da Primeira-Dama é criado em Jardim com foco social e sem custos adicionais ao município

 /

Numa sessão marcada por simbolismo e avanço nas políticas sociais, a Câmara Municipal de Jardim aprovou, na última semana, a Lei nº 2.131/2025 , que institui o Gabinete da Primeira-Dama , vinculado ao Gabinete do Prefeito. A medida representa um passo importante para a organização e fortalecimento das ações sociais no município.

A sessão contou com a presença do prefeito Juliano da Cunha Miranda (Guga) e da primeira-dama Raquel Stragliotto , que acompanharam de perto a aprovação do projeto. Uma nova estrutura dará suporte institucional para que a primeira-dama atue diretamente em projetos sociais, campanhas e ações de interesse público, com foco em áreas como assistência social, saúde, educação, segurança alimentar, cultura e proteção às populações vulneráveis .

De acordo com a legislação, o Gabinete será coordenado pela Primeira-Dama, em função considerada serviço público relevante e não remunerado . Uma nova estrutura permitirá órgãos públicos, conselhos, ONGs e sociedade civil, além de propor ações voltadas à mulher, criança, adolescente, idoso, pessoas com deficiência, juventude e desenvolvimento humano .

 

Entre as atribuições do Gabinete, estão também a organização de campanhas educativas, interlocução com entidades sociais, arrecadação e distribuição de doações, além da colaboração em ações emergenciais e eventos institucionais . A primeira-dama poderá representar oficialmente o município em fóruns e seminários, fortalecendo a presença de Jardim em debates regionais e nacionais sobre políticas públicas externas ao bem-estar social.