Aplicado neste domingo, 19, o Exame de Seleção 2018, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ao todo, 3.494 candidatos fizeram a prova em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, NaviraÃ, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Â
O número representa um Ãndice de 89,3 % de presença. A abstenção registrada foi de 10,7 %, com um total de 416 ausentes.
Â
"Além desse alto Ãndice de candidatos presentes, este ano nós tivemos um número recorde de inscrições. Foram mais de 5 mil. Muitos candidatos perderam o prazo de pagamento da taxa de inscrição, o que demonstra que o número de inscrições homologadas poderia ter sido maior. À medida que a comunidade toma conhecimento sobre os cursos oferecidos pelo IFMS, aumenta a concorrência pelas vagas", afirmou Gláucia Vasconcelos, presidente da comissão organizadora do Exame.
Â
Com inÃcio à s 8h15 e duração máxima de quatro horas, a prova tem 50 questões, sendo 20 de lÃngua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais.
Â
Foram ofertadas 1.390 vagas em nove opções de cursos técnicos integrados, para ingresso no primeiro semestre de 2018.
Â
A maior concorrência é para o curso técnico em Informática oferecido em Campo Grande, com 21 candidatos por vaga. Em seguida, aparece o técnico em Mecânica, também na Capital, com 10 candidatos por vaga.
Â
Expectativa - Um dos locais de prova em Campo Grande é a Escola Estadual Joaquim Murtinho. Logo cedo, a movimentação era grande em frente ao prédio. Nas salas de aula, o clima era de ansiedade entre os candidatos.
Â
Eduardo Machado tenta uma vaga para o curso técnico em Mecânica. O estudante de 14 anos se preparou o ano inteiro para o Exame de Seleção 2018. "Fiz um plano de estudos pra chegar aqui e conseguir passar. No inÃcio, estudava pelo menos três vezes por semana e, nessa reta final, cerca de duas horas por dia", explicou.
Â
Aos 14 anos, Eduarda de Freitas fez uma pesquisa antes de decidir tentar uma vaga no IFMS. Algumas caracterÃsticas da instituição pesaram na decisão. "Além de você sair do ensino médio com uma profissão, os professores são de qualidade e você adquire conhecimento para o futuro, inclusive pra fazer uma faculdade", complementou.
Â
Edinéia Cardoso, 16, sonha em fazer Medicina. Tenta uma vaga no curso técnico em Mecânica do IFMS para ampliar os conhecimentos no ensino médio. "Quando você adquire conhecimento, abre portas. Saber mais faz a diferença, e com o diploma de curso técnico acredito que terei mais chances no futuro, é algo a mais para o meu currÃculo", pontuou.
Â
Tão ou mais ansiosos que os candidatos, muitos pais esperaram os filhos terminarem a prova do lado de fora da escola.
Â
Foi o caso de Kerly de Souza Lopes, produtora rural em Rochedo (MS), municÃpio vizinho a Campo Grande. A filha mais velha está para se formar em uma escola técnica no interior de São Paulo. Agora, a caçula tenta uma vaga em Informática no IFMS. A famÃlia aposta que a formação profissional pode ser o acesso ao ensino superior.
Â
"Com o curso técnico, o estudante já sai com uma profissão e, no caso das minhas filhas, que sempre estudaram em escola pública, elas poderão trabalhar e bancar uma faculdade particular no futuro", comentou Kerly.
Â
Datas importantes - A previsão é que o gabarito preliminar da prova seja divulgado nesta segunda-feira, 20, na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/ centraldeselecao.
Â
A publicação do resultado preliminar do Exame de Seleção 2018 está prevista para 6 de dezembro. O resultado final e convocação da primeira chamada deverão ser divulgados no dia 12 de dezembro.
Â
Os candidatos aprovados e convocados em primeira chamada deverão fazer a matrÃcula entre os dias 10 e 15 de janeiro.