O Governo Federal, no dia 22 de Março, reconheceu situação de emergência em Nioaque e mais 11 cidades brasileiras por chuvas intensas, estiagem, seca, enxurradas, e granizo.Â
Segundo o Ministério das Cidades, esse reconhecimento federal tem vigência de 180 dias e permite aos estados e prefeituras pedirem recursos da União para ações de resposta e reconstrução de áreas públicas danificadas.
A Prefeitura de Nioaque decretou situação de emergência no MunicÃpio no dia 21 de Fevereiro,conforme publicação no diário municipal do site http://www.nioaque.ms.gov.br/publicacoes/TipoCategorias/1/Categorias/54/SubCategorias/166/Arquivos/540_21022018_172402.pdf
Devido as chuvas, além de Nioaque, foi reconhecida situação de emergência em Aquidauana (MS), Deodápolis (MS), Areal (RJ), Cachoeiras de Macacu (RJ), Nossa Senhora do Livramento (MT).
Em decorrência de estiagem tiveram a situação reconhecida os municÃpios de Vila Nova do Piauà (PI), Ibiquera (BA), Padre Carvalho (MG). Em Minas Gerais, o municÃpio de JaÃba foi reconhecido por ter sido atingido por seca.
O MunicÃpio de Barreiras (PE), teve a situação reconhecida devido a enxurradas, e em Santa Catarina, Nova Veneza, foi reconhecida em função dos granizos que afetaram o municÃpio.