Nascido em Bonito, da paixão de três empresários do setor turÃstico por adrenalina sobre quatro rodas, o Bonito na Trilha chega a sua 6ª edição e se consagra como um dos mais importantes e mais divertidos do cenário Off Road no Brasil. Entre os dias 2 e 4 de junho, a cidade, localizada no interior de Mato Grosso do Sul, recebe centenas de competidores e torcedores que prometem ‘agitar’ o solo bonitense e aquecer o comércio local, que com as chuvas recentes, aliada ao perÃodo de baixa temporada, tem ficado bastante calmos.
“A gente até pensou em mudar de data, por conta do tempo e tudo mais, mas essa é uma data bacana, onde Bonito precisa de um movimento extra e os empresários também enxergam isso e estão apoiando o eventoâ€, destaca Glawber Lainer da Silva, da organização do evento, que também reforçou o apoio da Prefeitura neste ano.
Até agora são 322 inscritos, mas segundo Glawber, esse número deve chegar a 400 até sexta-feira (2), quando começa oficialmente o Bonito na Trilha. “No ano passado foram 236 inscritos e a pista principal era no Rio Sucuri, que fica um pouco longe da cidade e mesmo com a chuva e o mal tempo, tivemos um público bastante significativo. A expectativa para esse ano, como a competição será dentro da cidade é que tenhamos mais de mil pessoas envolvidasâ€, afirma.
Com prática da modalidade nas trilhas e pista indoor, primeiro desafio do Bonito na Trilha será um ‘passeio’ em volta da cidade pela famosa estrada Boiadeira. No sábado e domingo as competições ficam nos arredores do Zagaia Eco Resort, onde também acontecem as confraternizações.
O percurso promete muita lama, barro, poeira e diversão em um total de 110 quilômetros de extensão cheio de desafios para as máquinas 4×4.  Entre os veÃculos participante estão jeeps, camionetes, quadriciclos  e UTV’s (espécie de jipinho ou bugue, com assentos e volante convencionais).
“Na trilha leve, mesmo os mais tranquilos vão ser surpreendidos no meio do caminho por alguns trechos que aguçarão o espÃrito aventureiro de todos. A trilha vai render muito carro sujo e muita alma lavada†ressalta Guilherme Poli, um dos idealizadores do Bonito na Trilha, junto com Juca Ygarapé e Cristian Reis.
No domingo (4) a entrada será 1 kg de alimento não perecÃvel, que posteriormente serão doados a famÃlias carentes do municÃpio.
Arrancadão do Batom
E não pense que o esporte é praticado apenas pelos homens, tem muitas mulheres que se aventuram no volante. As jipeiras vão mostrar todo o talento sobre quatro rodas, de preferência numa pista bem irregular e cheia de desafios em uma parte especÃfica que é o  Arrandão do Batom.