O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse estranhar o fato da Operação Vostok, que apura denúncia de pagamento de propinas por meio de notas frias, ter sido deflagrada há cerca de 20 dias das eleições. Além disso, considerou que a ação ocorreu “de forma intempestiva e midiática" e "sem a ocorrência de nenhum fato novo".
As posições foram manifestadas por meio de nota, distribuÃda no inÃcio da noite desta quarta-feira (12), na qual informou ainda respeitar a decisão da Justiça que resultou na expedição de 14 mandados de prisão pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) –incluindo a de Rodrigo Souza e Silva, seu filho, sobre quem afirmou também que toma providências legais para reverter a medida judicial.
Reinaldo reforçou que Rodrigo, como ele, sempre esteve à disposição da Justiça mas, até então, “sequer foi chamado a prestar depoimentoâ€. E que, em respeito à população, manterá paralelamente a tais medidas a jornada dupla no governo e na campanha eleitoral –na qual tenta a reeleição. Confira a Ãntegra da nota abaixo:
Nota à Imprensa
Há um ano e meio me coloquei voluntariamente à disposição da Justiça para prestar os esclarecimentos necessários sobre este caso. Infelizmente, até o dia de hoje, jamais fui convocado pelas autoridades constituÃdas para apresentar minha defesa à s acusações da delação mais questionada do paÃs.
Mesmo respeitando as decisões do judiciário, não posso deixar de registrar a extemporaneidade de uma operação policial que ocorre a apenas 20 dias da eleição de forma intempestiva e midiática sem, contudo, a ocorrência de nenhum fato novo na tramitação do inquérito.
Estamos tomando as providências legais para reverter a prisão temporária do meu filho Rodrigo, que sempre esteve disponÃvel e, até então, também sequer foi chamado a prestar depoimento.
Em respeito à população de Mato Grosso do Sul, continuo cumprindo normalmente a dupla jornada como governador do Estado e candidato à reeleição.
Tenho fé: a verdade prevalecerá.
Governador do Estado de Mato Grosso do Sul
Campo Grande, 12 de setembro de 2018.