Após cassação do mandato do prefeito Mário Valério (PR), Caarapó, cidade a 272 quilômetros de Campo Grande, terá eleição suplementar para prefeito no próximo dia 25 de novembro. Depois da cassação feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em agosto, quem assumiu a prefeitura foi o presidente da Câmara de Vereadores, André Luiz Nezzi (PDT).
O recurso especial eleitoral foi impetrado pela coligação Para Caarapó Voltar a Crescer contra Mário Valério e Martim Flores de Araújo, eleitos em 2016, com 9.718 votos.
Â
Mário e o vice foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos, abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Na decisão colegiada, o ministro Edson Fachin confirmou a confusão feita pelo Tribunal.
“Eu havia examinado a matéria e parece que a proposição [equivocada] é um reconhecimento de que há uma finitude humana debaixo da toga do julgador, que enaltece como ser humanoâ€. A decisão do Tribunal foi unânime pela cassação do prefeito. (Foto: Folha de Dourados)
Â
Confira o calendário eleitoral de Caarapó:
Â
- a) 15 a 21 de outubro: convenções;
Â
- b) 25 de outubro: último dia para registro das candidaturas;
Â
- c) 26 de outubro: inÃcio da propaganda;
Â
- d) 24 de novembro: último dia da propaganda (total de 30 dias);
Â
- e) 25 de novembro: dia da eleição
Â
- f) 30 de novembro: último dia para entrega da prestação de contas
Â
- g) 19 de dezembro: último dia para a diplomação
Â
Das convenções até a eleição: 42 dias
Â
Das convenções até a diplomação: 66 dias