Na tarde da última quarta-feira (04), a aluna da Escola Municipal Castelo Branco em Jardim/MS, Alexia Stravis foi premiada com o 3º lugar no Concurso de Desenho do Agrinho 2018, em Campo Grande. O programa de responsabilidade social do SENAR/MS encerrou as atividades que este ano, alcançaram mais de 200 mil estudantes, com a participação de 520 escolas da rede pública, abrangendo 66 municÃpios.
O tema proposto neste ano foi: ‘Produzindo água no campo: O Agro preservando o maior bem da terra’, onde foram premiados os cinco primeiros colocados na categoria desenho, do 1º e 2º ano e na categoria redação do 3º ao 9º.
Para a Secretária de Educação professora Eliana Cafure Peixoto, a metodologia utilizada pelo Programa, que associa lições de meio ambiente e cidadania a práticas pedagógicas, proporciona aos alunos a integração e o enriquecimento do trabalho da rede municipal de ensino.  “Através do programa podemos proporcionar experiências significativas que contribuem na formação dos nossos alunosâ€.
O prefeito Guilherme Alves Monteiro parabenizou a aluna, a diretora da escola, coordenadora, os alunos e professores envolvidos no programa. “Nossos alunos têm conquistado prêmios importantes, em concursos de âmbito regional e estadual. Isso demonstra que além do talento dos alunos a dedicação dos professores e estÃmulo dos pais colabora para este resultado. Temos na educação, a esperança de mudança para uma cidade melhor e um futuro promissor, e essas crianças estão no caminho certo, muito bem orientadas pelos nossos profissionaisâ€, destacou o prefeito que parabenizou a aluna, professora e equipe pela conquista da premiação neste ano.
Â
Categoria – Concurso de Desenho: 1º ao 2º Ano
Aluna: Alexia Stravis – 1º Ano A
Professora responsável: Juçara Aparecida de Oliveira
Escola: Escola Municipal Castelo Branco – Jardim – MS
Â
Programa AGRINHO
O Agrinho é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL. Tem como objetivo despertar a consciência de cidadania através do desenvolvimento de temas relacionados com ética e sustentabilidade. Possui foco na conexão campo-cidade, orientando e legitimando o local e seus sujeitos sociais.
No estado de Mato Grosso do Sul, o programa é desenvolvido no Ensino Fundamental das escolas da rede pública em parceria com as secretarias de educação do estado e dos municÃpios. O trabalho segue uma proposta pedagógica com base interdisciplinar e em pesquisas enfatizando a abordagem de temas como: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo, temas locais e ênfase na preservação ambiental.
Â