Bonito celebra hoje, quinta-feira (29), a 89ª Festa de São Pedro, santo católico considerado padroeiro do municÃpio. Além de ser uma festa religiosa, a data adquiriu caráter histórico e é uma das tradições culturais mais marcantes da cidade.Â
As celebrações da 89ª Festa de São Pedro contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito.
A abertura das festividades teve alvorada festiva, pouco depois de 6 horas da manhã, com a apresentação da Banda Municipal em frente à Capela Sagrada FamÃlia, seguido pela tradicional cavalgada, que saiu do Clube do Laço Nabileque à s 7 horas, subindo a Rua Pilad Rebuá até a Praça da Liberdade. A partir daÃ, com a banda à frente, a cavalgada prosseguiu até a Rua Monte Castelo, descendo pela Rua LuÃs da Costa Leite e chegando novamenta na Praça da Liberdade.
A seguir foi realizada uma missa na rua, em frente à capela, com a presença dos cavaleiros e de um grande público, com acompanhamento do grupo musical da paróquia. A programação para hoje inclui almoço no Salão Paroquial (os ingressos podem ser adquiridos no local).
No perÃodo da noite, de hoje até domingo (2) serão realizadas quermesses em frente à igreja, ao lado da Praça da Liberdade, com danças de quadrilhas, comidas tÃpicas e música ao vivo.
EVENTO CULTURAL É O MAIS ANTIGO DA CIDADE
A razão pela qual São Pedro se tornou o padroeiro da cidade foi relatada pelo padre Paulo Nunes de Araujo, ex-pároco da cidade de Bonito:"Foi no inÃcio de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela.
Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito".
De acordo com o padre Paulo Nunes "foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos".
Já na década de 50 foi incorporada, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro, também uma expressão já tradicional da cultura popular bonitense.