Segmento de turismo LGBT Ă© tema de workshop em Bonito

 /

Com o objetivo de capacitar os profissionais do turismo, ampliar seu atendimento e desenvolver produtos que atendam às demandas do turista LGBT, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), o Sebrae estadual, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Bonito, promovem o 1º Workshop de Turismo LGBT. O evento acontece no dia 12 de março, no Sebrae de Bonito (MS).

O projeto foi criado para a qualificação profissional e para que os clientes do segmento sejam cada vez mais respeitados e bem acolhidos nos destinos do Estado, que já tem Bonito como cidade considerada gay friendly (onde a diversidade é bem-vinda).

A gerente de Mercado da Fundtur-MS, Karla Cavalcanti, considera o workshop uma chance do profissional se capacitar para um dos segmentos que mais cresce no Brasil. “Para atender melhor um público é necessário conhecê-lo. É essa a oportunidade que trouxemos para o trade sul-mato-grossense. Mais do que aproveitar uma oportunidade de mercado, esse seminário é uma capacitação sobre melhor atendimento ao cliente. O objetivo é permitir que o cliente LGBT+ venha para o Mato Grosso do Sul, tenha a melhor experiência possível e saia encantado com nosso destino”, ressalta.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBT representa 10% do volume do turismo mundial, sendo responsável por 15% de todo valor movimentado no setor. O Brasil é o segundo maior mercado LGBT no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Os palestrantes do 1º Workshop de Turismo LGBT são o diretor comercial da revista ViaG, Alex Bernardes, que está no mercado há 12 anos e é idealizador e diretor geral do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, além de realizar palestras pelo Brasil e exterior apresentando as oportunidades de negócios e benefícios socioeconômicos do mercado LGBT+; o consultor, jornalista e secretário-adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, JP Polo, que atua como palestrante e conferencista em temas de viés inconsciente, sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e direitos humanos desde 2015; e Marcell Filgueiras, publicitário, jornalista, youtuber, podcaster e editor da Revista ViaG de Turismo e Diversidade.

Faça sua inscrição gratuita clicando AQUI e confira a programação do evento:

• Das 9h às 9h30
Welcome Coffee

• Das 9h30 às 12h30
Palestra 1
Turismo fora do armário: Conhecendo a sigla e as questões LGBT+.
Palestrante: JP Polo

Diversidade e InclusĂŁo
– Conceitos
– Diversos somos todos
– Qualidade da demografia X qualidade das relações
– Estamos falando de respeito!

Viés Inconsciente
– Estereótipos / preconceito / discriminação
– Como isso nos afeta?
– Padrão dominante
– Não tire conclusões. Pergunte!

As questões LGBTI+
– A sopa de letrinhas
– Orientação sexual / identidade de gênero / sexo biológico / expressão de gênero
– Números e pesquisas
– Legislação
– Linguagem inclusiva
– O poder do(a) aliado(a)
– O que podemos fazer conjuntamente?

• Das 12h30 às 13h30
Almoço no próprio prédio do SEBRAE

• Das 13h30 às 15h40
Palestra 2
Atendimento ao público LGBT+ e gestão de conflitos.  Abrange setor de reservas, camareira, receptivo, bares e restaurantes.
Palestrante: Marcell Filgueiras

Atendendo ao pĂşblico LGBT
– Tratamento correto a clientes LGBT
– Atenção aos detalhes na hospedagem
– Naturalizar a diversidade para o staff da empresa
– Conceito de empatia e respeito no atendimento ao público

GestĂŁo de conflito
– Identificação de pontos críticos no atendimento
– Identificação de pontos críticos na estrutura da empresa
– Como gerir conflitos entre clientes
– Evitar situações discriminatórias em ações de marketing;
– Sororidade e machismo

• Horário: 15h40 às 16h
Intervalo para Coffee

• Das 16h às 17h
Palestra 3
Mercado LGBT+ atraindo o pĂşblico e aproveitando as oportunidades
Palestrante: Alex Bernardes

Conhecendo o mercado LGBT
– A história do pink Money
– Tamanho do mercado no mundo
– Tamanho do mercado no Brasil
– Mercado de turismo LGBT, números atuais e perspectivas de futuro

Atrair o pĂşblico LGBT
– Projetos inspiradores e resultados alcançados
– Eventos voltados para o público LGBT com potencial de captação

 

DĂ©bora BordinÂ