O Hospital Regional (HR) de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, divulgou, nesta segunda-feira (20), que o primeiro paciente com covid-19 internado no hospital foi curado da doença. Se trata de Edgard das Neves Pereira, de 51 anos. Ele estava no HR desde o dia 23 de março e ficou mais de 20 dias na UTI, chegando até a estar em coma.
De acordo com a filha de Edgard, Giovanna Ortiz Pereira, de 22 anos, ele, que trabalha como cinegrafista em uma produtora, fez um serviço em uma formatura, onde uma das participantes testou positivo para o novo coronavÃrus. No dia seguinte, o homem também foi em um churrasco entre amigos com a famÃlia, ainda no inÃcio de março, antes das medidas restritivas na capital sul-mato-grossense.
Poucos dias depois, ele e a filha apresentaram sintomas de covid-19 e foram a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), próximo da casa da famÃlia, onde receberam tratamento para gripe. "Eu e meu pai estávamos com diarreia, dor no corpo, dor de cabeça, mas a médica apenas nos deu alguns remédios e disse para ficarmos isolados. Nem testes fizemos", afirma Giovanna.
A menina melhorou, mas o pai, hipertenso e diabético, não. No fim de semana seguinte, Edgard teve falta de ar, voltou à UPA e, enquanto esperava atendimento, desmaiou no local. Logo depois, foi levado ao HR, onde foi constatado que ele e a filha estavam com coronavÃrus. Dois dias depois, sem melhora no hospital, ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HR, onde esteve por 20 dias e chegou até a ficar em coma.Â
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/b/W/O9aW0tQWGbDEaB1p4xzw/whatsapp-image-2020-04-20-at-14.24.04-1-.jpeg)
Edgard celebra saÃda da UTI com médicos e funcionários do HR de Campo Grande (MS) — Foto: Divulgação
Â
"Foi uma situação muito preocupante, já que ele é do grupo de risco. Todo dia pessoas morriam por causa desse vÃrus e nós ficávamos preocupadas porque ele poderia ser mais uma vÃtima. Mas graças a Deus tivemos algumas pessoas que explicavam pra gente sobre o quadro dele e, depois que soubemos que ele havia acordado do coma ficamos mais tranquilas, pois sabÃamos que em breve ele iria sair de lá", contou Giovanna.
Â
Nesta segunda-feira, Edgard saiu da UTI e foi levado para a enfermaria, com direito a aplausos no corredor do hospital. O vÃdeo, publicado nas redes sociais por funcionários do HR, mostra o paciente exibindo um papel com os dizeres "eu venci o covid-19". Também nas redes sociais, profissionais do local celebraram a alta de Edgard, afirmando que a recuperação do paciente "deixa um enorme aprendizado, lição de vida e esperança de dias melhores para todos".

Funcionários do HR de Campo Grande aplaudem saÃda da UTI de paciente com covid-19
A famÃlia ainda não pode ter contato com Edgard, que segue nas instalações do Hospital Regional. Para Giovanna, o alÃvio de quem passou por momentos tão difÃceis graças ao coronavÃrus mostra a gravidade da doença. "Vejo muitas pessoas saindo na rua sem cuidado ainda, especialmente idosos. Por mais que não tenham nenhuma doença pré-existente, é muito importante que todos fiquem em casa", finaliza.