Em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (28), e com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal de Jardim, o presidente do poder legislativo Fernandinho Ramos (PSDB), apresentou indicação dirigida ao prefeito Guilherme Monteiro, solicitando a possibilidade de, juntamente com a secretaria municipal de saúde, montar barreias sanitárias nas principais entradas de Jardim, como forma de evitar a disseminação do Covid-19, preservando o cuidado com a saúde da população jardinense.
Segundo o parlamentar, um documento foi enviado através da Câmara de Vereadores ao comando da 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada de Jardim, buscando tal parceria dessa instituição militar, ocasião em que a unidade se colocou à disposição para futuras reuniões com os chefes dos executivos municipais de Jardim e Guia Lopes da Laguna, além de outras instituições e órgãos de segurança pública sediados nos dois municípios. “Solicitamos ao exército local a possibilidade dessa contribuição logística técnica e humana, na segurança e saúde das famílias que residem em Jardim. Sabemos que a montagem dessa referida barreira sanitária nas entradas do município, contribuirá como forma de estacionar a disseminação do coronavírus, que tem se alastrado pelo mundo afora, causando pânico e distúrbios psicológicos entre as famílias”.
Ainda em sua fala, Fernandinho Ramos destacou tal pedido ao executivo, afirmando que, “ainda estamos livres de qualquer caso positivo do novo coronavírus em Jardim, e precisamos manter essa estatística, oportunidade em que requeremos, através de estudos urgentes, a instalação de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade, verificando pessoas e veículos conforme regras salutares”, enfatizou o presidente.
Preocupado com a situação da pandemia do coronavírus, Fernandinho Ramos ressaltou também que é necessário observar os cuidados com a higiene pessoal dentro e fora de casa. “Sabemos que a barreira sanitária tem uma função, porém, é importante que cada um de nós façamos a nossa parte, cuidando ativamente da higienização, como lavar bem as mãos com água e sabão, utilizar o álcool em gel, máscara facial sempre que possível, e até mesmo ficando em casa quando necessário, além é claro, de uma atenção redobrada com idosos e gestantes, cumprindo rigorosamente o distanciamento social e evitando aglomerações”.
Aprovada por unanimidade, a indicação foi encaminhada para os órgãos competentes, cabendo ao executivo municipal a decisão de sua realização ou não de tal procedimento. “Queremos lembrar que essa ação é de suma importância para a nossa comunidade. Não estamos proibindo a entrada de ninguém em Jardim, até mesmo porque não existe lei para tal, mas juntos podemos evitar números positivos do coronavírus em nossa cidade”, finalizou Fernandinho Ramos.