O vereador Otávio Trad (PSD) apresentou em novembro o projeto de lei nº 9.892/20, que institui o Dia Municipal do Povo Cigano no Calendário oficial de eventos de Campo Grande. Conforme a proposta, a data será comemorada no dia 24 de maio.
De acordo com o vereador, a criação da data reconhece a contribuição da etnia cigana para o aprimoramento da cultura campo-grandense. "Também é uma forma de fortalecer e afirmar a cultura e identidade cigana, além de contribuir para a garantia dos direitos desses grupos ao acesso à s polÃticas públicas da nossa Capital", apontou o vereador.
Em Campo Grande vivem aproximadamente 400 pessoas ciganas, representadas por grupos diversos tais como: Calón, Horahano, Kalderash e Matchwani. Estas etnias têm lÃnguas, culturas e costumes próprios e manifestam sua cultura por meio da ROMANI (Federação Sul-Mato-Grossense de Cultura e Etnia Cigana).
A data - O dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara KalÃ, padroeira dos povos ciganos. Em 2006 foi instituÃdo do Dia Nacional do Povo Cigano e houve o reconhecimento da existência do Povo Rom, como os ciganos são chamados, pelo poder público federal como integrantes do processo organizativo do paÃs.