O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou o calendário de vencimento do Licenciamento Anual do exercÃcio de 2021. Como estabelecido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a novidade para o próximo ano é a extinção do documento impresso no papel moeda, que passará a ser expedido somente em meio eletrônico, no novo modelo.
Nos 10 primeiros meses deste ano, a autarquia contabilizou um recorde dos últimos 9 anos, contado com 890.701 licenciamentos pagos. Até o momento, esse número já passou para 940.662 licenciamentos quitados, ou seja, 60,21% da frota do Estado quitou o licenciamento anual, em meio a pandemia.
Desta forma, a partir de abril do próximo ano, os proprietários deverão emitir seu licenciamento eletrônico (CRLV-e) excepcionalmente no aplicativo do Detran ou no portal de serviços Meu Detran, www.meudetran.ms.gov.br.
Após o pagamento da guia, os proprietários deverão imprimir o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do VeÃculo Eletrônico) no papel comum (A4), também no portal de serviços na opção “Baixa de CRLV†- ou utilizar a versão digital do documento no aparelho celular ou no tablete, baixando o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).
O documento impresso no papel comum tem a mesma validade que o modelo antigo e conta com os mesmos campos de observações sobre o veÃculo e informações sobre o seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veÃculos automotores de via terrestre).
Os proprietários de veÃculos registrados em Mato Grosso do Sul devem ficar atentos à s datas de pagamento, que são definidas de acordo com o número final da placa do veÃculo.