O Instituto Rui Barbosa lança oficialmente nesta quarta-feira, 9 de dezembro, o Portal de Capacitações do IRB , uma plataforma para divulgação das ações de capacitação das Escolas de Contas dos Tribunais de Contas do Brasil e das escolas de governos e instituições convidadas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).
Em apenas um acesso o usuário tem a disposição, de forma gratuita, várias ações de capacitação online (cursos, palestras, seminários, oficinas e webnários), oferecidas por diversas instituições, nas mais variadas temáticas. As ações de capacitação podem ser acessadas por servidores de Tribunais de Contas, servidores da administração pública e sociedade em geral (observadores públicos, conselheiros de polÃticas públicas e demais interessados).
Estão disponÃveis mais de 600 capacitações de diversas instituições, que podem ser consultadas por categorias temáticas, como polÃticas públicas, educação e docência, gestão pública, orçamento e finanças, auditoria e controle, ética e cidadania, entre outros assuntos.
A Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (Escoex) também está presente no Portal IRB Conhecimento. A parceria foi firmada por meio de um termo de cooperação técnica entre o TCE-MS e o Instituto Rui Barbosa (IRB), possibilitando a divulgação dos cursos produzidos pela Escoex, proporcionando ampla divulgação das ações educacionais e valorização dos instrutores, quase todos servidores da Corte de Contas.
A adesão do TCE-MS ao portal de cursos do IRB insere a plataforma de cursos EAD da Escoex dentre as demais no contexto das Escolas de Contas do Brasil e fortalece o caráter pedagógico da Corte de Contas, voltado para o aprimoramento do conhecimento técnico-cientÃfico-metodológico que contribui para a oferta do serviço público de qualidade.
A coordenadora-geral da Escoex, Sandra Rose Rodrigues, ressalta que a ação estratégica e articulada entre o IRB e o TCE-MS ocorre no contexto da gestão do presidente, conselheiro Iran Coelho das Neves, com amplo incentivo e apoio à Escoex na apresentação de capacitações técnicas, voltadas para a fiscalização e controle externo, com esclarecimentos pontuais para a prática da gestão pública. “Desse modo, a Escoex apresenta ações educacionais de qualidade técnica e formal, realizadas sob a direção-geral do conselheiro Waldir Neves Barbosa, de forma que essa Corte de Contas participe de maneira igualitária dentre os demais Tribunais de Contas do Brasil na oferta de conteúdo para aprimoramento técnico a toda a sociedade, em especial aos jurisdicionados e aos servidores.