IFMS abre matrículas para convocados em 2º chamada nos cursos técnicos integrados

 / Vinícius Bazenga

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na sexta-feira, 29, na Central de Seleção, a relação de candidatos convocados em segunda chamada para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição. 

A matrícula dos convocados deverá ser feita até o dia 11 de fevereiro pelo sistema de matrículas do IFMS.

Para aqueles que nunca acessaram o sistema, o primeiro passo é clicar em "Ainda não tem login? Clique aqui para ativar seu acesso". Serão solicitados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato aprovado, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção do IFMS.

Uma vez ativado o acesso, basta acessar o sistema novamente utilizando o CPF nos campos login e senha.

Ao acessar o sistema, o candidato é informado sobre o tipo, semestre, chamada, curso e campus para os quais está apto a solicitar matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, é preciso enviar um e-mail para processoseletivo@ifms.edu.br. Se todos os dados estiverem corretos basta clicar em "Solicitar Matrícula". 

O preenchimento do questionário socioeconômico é uma etapa obrigatória no processo de matrícula online. Para acessá-lo é preciso informar o CPF nos campos login e senha.

Em seguida, os dados pessoais do candidato são apresentados para que sejam atualizados e/ou corrigidos, se necessário.

Todas as informações sobre a matrícula online estão disponíveis no edital de convocação.

Documentação - Os candidatos devem anexar ao sistema de matrículas os seguintes documentos digitalizados:

  • requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto
  • documento que comprove estar em dia com o serviço militar (brasileiros entre 19 e 45 anos);
  • uma foto 3x4 recente;
  • documentos exigidos no anexo V do edital 054/2020, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita;
  • anexo VIII do edital 054/2020 e laudo médico, no caso candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoas com deficiência;
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

A cada documento anexado é preciso clicar em "Enviar Comprovante" e observar a confirmação de que o arquivo foi carregado. Depois de anexar todos os arquivos, basta "Salvar e Finalizar". Ao final, um comprovante será exibido.

Toda a documentação deve ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Atendimento presencial - O candidato convocado que não tem acesso à internet pode solicitar a utilização de um computador do IFMS para fazer ele próprio sua matrícula online. 

O agendamento do dia e do horário para esse atendimento presencial deve ser feito por e-mail ou WhastApp encaminhado à Central de Relacionamento (Cerel) do campus onde a vaga foi ofertada. Os endereços, e-mails e contatos estão disponíveis no documento Informações para atendimento presencial com agendamento.

Em caso de dúvidas com relação aos procedimentos para matrícula online ou caso encontre algum erro no sistema, o candidato deve enviar e-mail para processoseletivo@ifms.edu.br.

Novas chamadas - Após o período de matrículas da segunda chamada, caso ainda haja vagas a serem preenchidas, novas convocações serão publicadas na Central de Seleção. 

A divulgação da terceira chamada está prevista para 19 de fevereiro. A quarta chamada, se necessária, será publicada no dia 8 de março, data em que também está previsto o início das aulas.

Seleção - Os candidatos foram classificados com base nas notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia no 8º ano do ensino fundamental.

Foram registradas 3.175 inscrições no processo seletivo. O curso mais concorrido foi Informática, oferecido em Campo Grande, com 12,2 candidatos por vaga no período matutino e 6,6 no vespertino, seguido do mesmo curso ofertado no período matutino em Corumbá, com 5,6 candidatos por vaga.

Alguns cursos tiveram o número de inscritos menor que o número de vagas ofertadas. Nesse caso, todos os candidatos com inscrição homologada foram convocados na primeira chamada para matrículas.