De forma remota, mais de 194 mil estudantes da REE retornam ano letivo de 2021

 /

Cerca de 197 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE), das 347 unidades escolares de 79 municípios de Mato Grosso do Sul, iniciaram nesta segunda feira (01.03) o ano letivo de 2021. Inicialmente o retorno das atividades será com a acolhida, feita de forma presencial e com os estudantes organizados por turmas em diferentes dias da semana, com o restante do mês apenas de forma remota.

O retorno de forma não presencial foi definido após reunião da equipe do Centro de Operações Emergenciais (COEMS) com a Secretaria de Estado de Educação (SED) e referendada pelo Prosseguir, na terça e quarta-feira (23 e 24.02) da semana passada, respectivamente, modalidade essa já adotada durante a suspensão das atividades em 2020.

Entre março e dezembro do ano passado, as aulas foram realizadas com o apoio de diversos recursos, como aplicativos de parceiros como Google e Microsoft, além da distribuição de atividades impressas para os estudantes sem conectividade.

Secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta mencionou que as unidades da REE estão devidamente equipadas e preparadas pedagogicamente, desde novembro de 2020, além de ter sido publicado Protocolo de Volta às Aulas, elaborado por 21 instituições, que define o regramento para o retorno presencial dos estudantes matriculados na REE.

Cecilia Motta lembrou ainda que o período de formação, realizado junto aos servidores da Rede Estadual de Ensino durante o mês de fevereiro, foi estendido para garantir toda segurança e tranquilidade dos servidores para acolhimento dos estudantes, com trabalho especial para os eixos de biossegurança, socioemocional, cocnitivo e normativo.

“Para  o retorno remoto foi considerado o trabalho em regime de colaboração que a SED vem conduzindo junto às prefeituras de MS e atendendo ao pedido da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), solicitando que o mês de março seja mantido de forma remota, para que os mesmos tenham tempo hábil de equipar suas respectivas unidades escolares e, dessa forma, garantir que os estudantes – independentemente das redes as quais pertençam – possam voltar em conjunto e com segurançaâ€, enfatiza secretária Cecília.

Acolhimento

Apesar do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SED, definir que a oferta da Educação Básica adotada neste início de ano letivo seja na forma remota (não presencial), as escolas estaduais seguirão abertas para um período de acolhimento, formação dos estudantes com a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), uniformes e kits escolares, bem como para o diagnóstico cognitivo – no sentido de preparar o planejamento do professor – visando as intervenções pedagógicas necessárias para a recuperação da aprendizagem dos estudantes e pensando na continuidade das aulas no formato híbrido ou remoto, a partir de abril.

Na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, no Conjunto Recanto dos Rouxinóis, os 1.178 estudantes estão sendo acolhidos por etapa, nesta segunda feira foi a vez dos matriculados no 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II, que foram orientados seguindo todos protocolos de biossegurança. A unidade é dirigida pela professora Adriana Bellei e diretor-adjunto Edi Carlos Mazini, e conta com 80 professores, 26 administrativos e 06 coordenadores.

Professora de Língua Portuguesa da EE Maria de Lourdes Toledo Areias, Natália Salazar

A professora de Língua Inglesa, Natália Borges Salazar, relatou que o tempo hábil da jornada pedagógica estendida foi essencial para passar segurança e tranquilidade para o retorno do ano letivo de 2021. “Acredito que todos ficamos ansiosos para o retorno, mas nos sentimos mais tranquilos com a forma que foi a formação para o retorno com enfoque importante na biossegurança e a tratativa para um olhar especial no socioemocional de todosâ€.

Estudante do 8º ano do EF, Natan Camargo está ansioso para retorno das atividades

O estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da EE Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, Natan Camargo, relatou que aguarda ansiosamente o retorno das atividades de forma híbrida. “No ano passado tivemos dificuldades com ensino remoto, o auxílio dos pais não é o mesmo que o do professor, acredito que com o ensino híbrido estaremos aprendendo muito mais, revendo nossos colegas, tirando dúvidas direto com o professor, estava ansioso por esse retornoâ€, enfatiza Natan.

EE Vespasiano Martins

Os 231 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Vespasiano Martins, na Rua 13 de Maio, em Campo Grande, também foram acolhidos pelos 25 professores e 18 servidores administrativos. A unidade oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoriaâ€.

Para o professor Leossandro Carlos Adamiski, que desde julho de 2016 exercia a função de diretor-adjunto e assumiu a direção da EE Vespasiano Martins no ano passado, praticamente junto com a pandemia da Covid-19, a expectativa de retorno é enorme.

“Recentemente nossa unidade recebeu uma reforma completa, hoje o retorno das atividades, inicialmente remota e, possivelmente, no mês de abril de forma híbrida, será com espaço físico totalmente novo, a expectativa é enorme, tanto por parte dos professores e administrativos, quanto dos estudantes, os relatos são de saudades da convivência escolar, já que todos ficaram praticamente o ano de 2020 em teletrabalhoâ€, relata Adamiski.

Com relação ao retorno do ano letivo o diretor menciona que todo preparativo foi devidamente organizado. “Acreditamos num retorno tranquilo, professores e administrativos já realizaram a jornada pedagógica estendida, os pais e responsáveis já receberam orientações sobre protocolo de biossegurança, agora estudantes estão sendo acolhidosâ€, finaliza o diretor.

O estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Gustavo Felipe da Silva Souza, diz que o momento é de extrema importância devido a transição dos estudantes para a busca no ensino superior. “Estou bem ansioso, nós, do terceiro ano, iremos acolher os estudantes novos, realizamos um projeto de acolhimento durante um mês que hoje está sendo levado à prática; quanto ao ano letivo temos convicção que será melhor, pois aprendemos com os erros do ano passado e temos uma escola capacitada para nos receber e acolher para que tenhamos uma excelente aprendizagemâ€, relata.

EE João Carlos Flores

Localizada na Rua Assunção, na Vila Morumbi, a Escola Estadual João Carlos Flores tem matriculado para este ano letivo 523 estudantes, e conta com 52 professores, 22 servidores administrativos e 6 coordenadores. A unidade é tem como diretor o professor Claudecy José da Cruz e diretora-adjunta Jennifer Sheyla Faustina.

Diretor Claudecy José da Cruz

"Estivemos um ano distante de nossos estudantes no presencial e, hoje (segunda-feira), estamos recebendo eles de volta, sabemos que presencialmente podemos melhorar ainda mais o fazer pedagógico, sabemos a importância do distanciamento remoto, pela questão do distanciamento social, e estamos preparados para oportunizar um excelente aprendizado, seja ele híbrido ou de forma não presencialâ€, relata o diretor Claudecy.

A estudante de 16 anos Milene Campos de Abreu cursa o terceiro ano do Ensino Médio e diz que “desde março estou estudando de forma remota, estou ansiosa pelo retorno híbrido, pois é um ano muito importante devido aos preparativos para vestibular e Enem, ao mesmo tempo estou tranquila, pois a escola está nos dando todo suporte, apoio e atenção devida, principalmente com esse contato presencial com professores, que o ensino híbrido poderá nos fornecerâ€, finaliza Milena.

Texto : Adersino Junior