Fiscalizações contra exploração ilegal de madeira levaram policiais da PMA (PolÃcia Militar Ambiental) até uma propriedade rural de Bela Vista – cidade a 322 quilômetros de Campo Grande – onde várias árvores de grande porte foram derrubadas e arrancadas pela raiz. O arrendatário da área, um engenheiro agrônomo, foi multado em mais de R$ 12 mil.
O crime ambiental foi descoberto neste sábado (8), após denúncias anônimas. Segundo a polÃcia, a propriedade fica a cerca de 25 quilômetros da cidade e era arrendada pelo engenheiro agrônomo. O suspeito entregou aos policiais uma licença do órgão ambiental para derrubada de árvores isoladas no local, para formação da área para lavoura.
Durante a fiscalização, os policiais conferiram as espécies autorizadas e não encontraram aroeira na lista. Das árvores arrancadas por ele havia 25 desta espécie.
As árvores derrubadas ilegalmente, possuem alto valor econômico e foram proibidas de terem a madeira exploradas sem a legalização junto ao órgão ambiental. O infrator, de 37 anos, mora em Jardim, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 12,5 mil. Ele também responderá pelo crime ambiental de exploração ilegal de madeira, com pena de seis meses a um ano de detenção.Â