O blogueiro bolsonarista e candidato a vereador derrotado nas eleições, Rafael Tavares, foi condenado a pagar indenização no valor de R$ 10 mil a título de danos morais por fake news, para o deputado federal Fabio Trad (PSD) após acusar o deputado de pagar com dinheiro público uma placa de publicidade. Tavares também terá que publicar nas redes sociais uma nota resposta esclarecendo que a placa em questão não foi paga com dinheiro público como ele acusou. A justiça ainda determinou multa de R$ 500 ao dia em caso de descumprimento da medida.
“Vamos entrar com mais 28 ações já catalogadas, contra a mesma fonte que distribui fake news, para restabelecer a verdade e combater esse tipo de ação. Política não se faz com mentiras, mas com boa fé e verdade”, afirmou Fábio Trad que garantiu que vai doar as indenizações recebidas para entidades que combatem a desinformações e fake news, tais como as agências de checagem.
O parlamentar apresentou na justiça documentos que comprovam que ele pagou os serviços prestados com cheque de conta pessoal e nota fiscal emitida em seu nome, ou seja, não foi com dinheiro público.
Com a decisão da Justiça, agora, Tavares terá que colocar o seguinte texto em seu facebook: “Por determinação judicial, extraída dos Autos n. 0826940-58.2020.8.12.0001, informa-se que a mensagem publicada neste mesmo veículo no dia 31 de julho de 2020 continha inverdade que maculou a imagem do Deputado Federal Fábio Trad, pois ficou comprovado no processo que a publicidade em outdoor intitulada O ÚNICO DEPUTADO DO MS ENTRE OS MAIS INFLUENTES DO CONGRESSO NACIONAL não foi paga com dinheiro público”.