Dnit autoriza implantação de mais uma pista na "Curva da Morte" em Nioaque

 /

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura) assinou ordem de serviço para início de obra que irá eliminar ponto crítico de trecho da BR-060, na Serra de Maracaju, em Nioaque, a 188 quilômetros de Campo Grande. A área é conhecida na região como a “Curva da Morte” e ganhará nova pista de cerca de 700  metros.

Neste novo traçado, de aproximadamente 700 metros, será ampliado o raio das curvas horizontais, com implantação de mais uma faixa de tráfego, além de defensas metálicas de proteção. Também será feito o reforço de sinalizações verticais e horizontais da nova área de escape (caixa de brita) a ser construída para eventuais emergências.

Os problemas na via foram detectados ao longo de dois quilômetros. Neste longo trecho, é possível constatar inúmeros indícios de acidentes, especialmente de saída de pista, por meio de vestígios de cargas, de peças de veículos e de seções de meio fio, ainda que o trecho seja totalmente dotado de defensas metálicas.

 O local é historicamente conhecido pela ocorrência de graves acidentes com morte, conforme justificativa do Dnit para a obra. Por conta disso foi implantada, nos últimos anos, uma área de escape dotada de caixa de brita, com o objetivo da parada completa de veículos com problemas mecânicos.

Projeto da obra a ser adotada no trecho conhecido como "Curva da Morte" (Foto/Reprodução)