O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 441 vagas no ensino superior, para portador de diploma, reingresso e transferência (interna e externa), com ingresso no segundo semestre letivo de 2021.
São oferecidas 17 opções de cursos, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, NaviraÃ, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Entenda a quais públicos é destinada cada modalidade do processo seletivo:
portador de diploma – é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluÃdo no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
reingresso – destinado a discentes da instituição que deixaram de frequentar o curso nos 5 anos anteriores a este edital;
transferência externa – forma de ingresso em que o aluno, matriculado no Instituto Federal, pretende transferir-se para outro campus da própria instituição ou em que o estudante, matriculado em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), deseja transferir-se para o IFMS.
transferência interna – é a forma de ingresso em que o estudante matriculado na instituição tem a intenção de transferir-se para outro curso no mesmo campus.
O edital de abertura do processo seletivo está publicado na Central de Seleção.
Inscrições – São gratuitas e deverão ser feitas pela Página do Candidato, até dia 3 de agosto. Interessados nas vagas destinadas a portadores de diploma e transferência externa deverão preencher o requerimento de inscrição e anexar os seguintes documentos digitalizados:
RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
Cadastro de Pessoa FÃsica (CPF), caso não conste no RG ou outro documento oficial de identificação;
diploma ou certificado e histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC;
comprovante de matrÃcula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC, caso esteja cursando curso superior e se inscreva como transferência externa;
histórico acadêmico/escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com informações constantes do item 4.3.6 do edital de abertura.
ementas das unidades curriculares (disciplinas) cursadas para eventual aproveitamento e pontuação (não obrigatórias para participar do processo, mas obrigatórias para pontuar e definir a classificação do candidato).
Já para reingresso e transferência interna, além do requerimento de inscrição, é necessário anexar os seguintes documentos digitalizados:
RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
Cadastro de Pessoa FÃsica (CPF), caso não conste no RG ou em outro documento oficial de identificação; e
carta pessoal, informando os motivos para solicitar o reingresso ou transferência interna.
Seleção – A documentação dos inscritos será avaliada por uma comissão do campus onde as vagas são ofertadas.
Para portador de diploma e transferência (interna e externa) será verificado se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou o curso atendem ao conteúdo programático das unidades curriculares do curso em que o candidato deseja ingressar. Para reingresso, será avaliado o Coeficiente de Rendimento (CR).
Não serão considerados estágio, atividades complementares ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Depois de avaliadas, as inscrições serão classificadas em ordem decrescente, considerando a seguinte ordem:
maior pontuação, conforme unidades curriculares aproveitadas ou CR, nos casos de reingresso;
menor número de unidades curriculares a serem cursadas nos perÃodos anteriores ao que o candidato foi enquadrado;
maior média aritmética de todas as unidades curriculares aproveitadas; e
maior idade.