O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 265 vagas remanescentes na graduação, oferecidas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, NaviraÃ, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
As opções são os cursos superiores de bacharelado, licenciatura e tecnologia em Alimentos, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos, QuÃmica, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.
A seleção também está aberta para cadastro de reserva nas graduações em Engenharia Elétrica, Automação Industrial e Engenharia de Controle e Automação, caso haja cancelamento de matrÃculas até o final do mês de agosto.
O processo seletivo é aberto àqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 em diante, tendo obtido nota acima de zero na Redação e nas provas das demais áreas do conhecimento.
Inscrições – Podem ser feitas até 3 de agosto, na Página do Candidato. Tanto as inscrições quanto os cursos são inteiramente gratuitos.
O candidato deverá informar obrigatoriamente um endereço de e-mail válido para receber o comprovante de inscrição, bem como eventuais informações relativas ao processo seletivo.
Ao se inscrever, o candidato autoriza o IFMS a consultar o resultado obtido no Enem junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (INEP). Por isso, a inscrição deve ser feita utilizando o CPF do próprio candidato, para consulta no arquivo de notas do exame.
Ações afirmativas – Pelo menos 50% das vagas ofertadas se destina à queles que cursaram o todo o ensino médio em instituições públicas de ensino. Metade das vagas reservadas são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior um salário-mÃnimo e meio per capita.
Será garantido ainda aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indÃgenas, bem como à s pessoas com deficiência, a reserva de vagas respeitando a proporção para o Mato Grosso do Sul no último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE).
Todas as informações precisam ser prestadas no ato da inscrição. Ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato deverá escolher a faixa de renda per capita em que se enquadra e, posteriormente, escolher se opta por se autodeclarar preto, pardo ou indÃgena.
A verificação das informações prestadas será feita por meio da entrega da documentação exigida e da realização da heteroidentificação.
Seleção – Será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem realizadas a partir de 2011. Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota, em cada um dos cursos ofertados, está disponÃvel no item 5 do edital de abertura, publicado na Central de Seleção.
A divulgação dos candidatos aptos à matrÃcula e lista de espera, após envio da documentação exigida e realização da hetoroidentificação, está prevista para 20 de agosto.