Depois de um ano de desafios e restrições, o turismo de Bonito já dá sinais de retomada com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Empresários do setor e agentes do poder público estão otimistas com os números do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) e preveem um segundo semestre movimentado na cidade que é referência nacional e internacional no Ecoturismo.
Só nos primeiros seis meses de 2021, o número de visitações nos atrativos turÃsticos de Bonito chegou a 240.999. A quantidade é 26,97% superior à s visitas registradas no mesmo perÃodo do ano passado: 189.793 - quando a cidade ficou fechada para turistas por três meses.
“Com o avanço da vacinação e a chegada do segundo semestre, a expectativa é boa, principalmente em relação ao público de São Paulo e Rio de Janeiro que ficou mais ausente por conta da pandemia. Tradicionalmente, setembro tem um fluxo bem melhor. Então, os empresários estão bem mais otimistas e até investindo na cidadeâ€, conta a coordenadora do OTEB, Janaina Mainchein.
Secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori diz que a cidade, que segue trabalhando com capacidade reduzida por causa da pandemia, já percebe o aumento da procura por reservas em hotéis e passeios. “Nosso objetivo agora é fazer com que essa retomada seja sustentável, organizada e cumprindo protocolos de biossegurança para manter os nÃveis de excelênciaâ€, afirma.
Para isso, o municÃpio lançou recentemente um plano estratégico de gestão e marketing para os próximos três anos com a intenção de se reorganizar para o perÃodo pós-pandemia, buscando a ampliação do mercado e a atração de grandes eventos.