Bonito, Jardim e Bodoquena decidiram eliminar o papel do voucher turístico, agora é digital

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Bonito, Jardim e Bodoquena, destinos turísticos da Serra da Bodoquena, estão eliminando papel e melhorando o atendimento aos turistas com a implantação do voucher digital. Referência nesse sistema único de reserva, Bonito saiu na frente com a nova versão adaptada para celulares, que está operando desde agosto inicialmente em apenas dois passeios: a Gruta do Lago Azul e o Balneário municipal, administrados pela prefeitura.

Bodoquena já criou o sistema de emissão, por meio de decreto, e o aplicativo será lançado oficialmente em 1º de outubro aberto aos operadores locais e de outras regiões – ao contrário de Bonito, que restringe o credenciamento às agências da cidade. O modelo de Jardim está em fase de homologação e aprovação do trade turístico. Os dois municípios alegam que o voucher vai controlar não apenas o acesso aos passeios, mas eliminar a evasão de impostos.

“Muitos turistas que vão a Bonito compram diretamente na cidade os passeios para Jardim, que são confundidos como sendo de Bonito pela proximidadeâ€, afirma a prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher. A mesma situação se repete em Bodoquena (distante 60 km de Bonito), segundo o prefeito Kaju Horii. “Com o voucher o desconto do ISS (Imposto Sobre Serviços) é automático para o município emissor, vamos melhorar a arrecadaçãoâ€, diz Horii.

 

Gruta do Lago Azul e o Balneário municipal, administrados pela prefeitura, já estão com voucher - Divulgação

 

Inovação

Além da distribuição justa dos impostos, a comercialização dos passeios dos três destinos turísticos por meio do sistema único de reservas tem um apelo ambiental fundamental para o modelo de sustentabilidade local na exploração dos recursos naturais da Serra da Bodoquena. “A eliminação do voucher impresso significa menos papel e mais comodidade aos visitantesâ€, realça Hélio Ferreira, secretário de Turismo de Bodoquena.

“Acreditamos que para um destino reconhecido como o nosso, a sustentabilidade, que é um dos eixos do nosso Plano Estratégico de Gestão e Marketing, deve estar em pauta em diversas ações; por isso, nosso comprometimento em trabalhar neste sentidoâ€, destaca Juliane Salvadori, secretária de turismo, indústria e comércio de Bonito. “O voucher 100% digital agrega muito, por conta da tecnologia e inovação, e reduz tempo na hora do check-in.â€

 

 

Voucher eletrônico - Silvio Andrade

 

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