Mato Grosso do Sul é dono da medalha de ouro dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2021 no vôlei de praia (Série Ouro) e no basquetebol (Série Prata), no gênero masculino. As finais da competição para estudantes-atletas de 12 a 14 anos, com sede no Parque OlÃmpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), aconteceram nesta quinta-feira (4). A delegação estadual é coordenada e apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).A decisão do vôlei de praia masculino foi eletrizante, com direito a Âtie-break. Os sul-mato-grossenses Raphael Alexandre Bispo e Rodrigo Francisco de Paula, representando a Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade (Campo Grande), não se intimidaram com os donos da casa, do Sistema Elite de Ensino (RJ), muito menos com a torcida adversária. No fim, vitória para Mato Grosso do Sul por 2 sets a 1 (parciais de 21x14, 16x21 e 15x6), sob comando do técnico Vitor Sena.
É muita felicidade, conseguimos honrar nosso Mato Grosso do Sul em alto nÃvel, comemorou Rodrigo. O companheiro Raphael completou: coração ficou acelerado, até por ser a primeira vez que saÃmos de casa para jogar. Comemoração agora é na praia. Os meninos treinam no Grupo Areias da Esperança (GAE), projeto desenvolvido no bairro Maria Aparecida Pedrossian, na Capital, e vinculado ao Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) da Fundesporte, que oferece treinamento desportivo nas instituições da Rede Estadual de Ensino, no contraturno das aulas.
As campo-grandenses Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, estudantes do Colégio Funlec Raul Sans de Matos, também disputaram a final da Série Ouro do vôlei de praia contra dupla carioca da mesma instituição de ensino (Sistema Elite) e ficaram com a prata. O placar foi de 2 sets a 0 (parciais de 21x12 e 21x9) para o Rio.
O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, acompanhou de perto as duas finais do vôlei de praia e enalteceu o desempenho das duplas. Chegamos com muita força no vôlei de praia, com nossas duas duplas na final. Isso só mostra que Mato Grosso do Sul é muito forte no esporte escolar e que estamos no caminho certo. Parabenizo todos os atletas que tenho certeza que representaram o nosso Estado com muita garra em todas as modalidades.
Mato Grosso do Sul também foi dominante na final do basquetebol masculino, na série prata, e garantiu o tÃtulo. Para assegurar o ouro, a Escola Presbiteriana Erasmo Braga, de Dourados, precisou bater o Colégio Batista Mineiro (MG), por 58 a 56. A equipe douradense terminou na nona colocação geral, somando-se o desempenho de todas as séries/divisões.
Confira abaixo a classificação final de Mato Grosso do Sul nas demais modalidades coletivas:
Basquetebol feminino
Escola de Educação Cativante (Rio Brilhante) - 4 lugar na Série Ouro
Futsal feminino
Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo (Maracaju) - 4 lugar na Série Ouro
Futsal masculino
Escola Tenir (Corumbá) - 4 lugar na Série Prata
Handebol feminino
Escola Municipal Doutor Eduardo OlÃmpio Machado (Campo Grande) - 8 lugar na Série Ouro
Handebol masculino
Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade (Aquidauana) - 3 lugar na Série Bronze Voleibol feminino
Escola Estadual Professor Luiz Lopes de Carvalho (Três Lagoas) - 6 lugar na Série Bronze
Voleibol masculino
Escola Estadual Professor Luiz Lopes de Carvalho (Três Lagoas) - 2 lugar na Série Prata
Os JEBs são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A delegação de Mato Grosso do Sul é coordenada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, e conta com apoio do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas (CRE-TL).