Após apresentação das metas e propostas de reestruturação da Instância de Governança Regional Pantanal-Bonito (IGR), o Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB) prioriza agora o trabalho de adesão dos municÃpios e empresários integrantes da rota para formar o novo Conselho Consultivo. A partir daÃ, serão estabelecidas as ações estratégicas para os próximos anos, com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur).
O Bonito CVB assumiu, em novembro de 2021, a coordenação executiva da IGR, tendo como meta o fortalecimento do turismo na região, que abrange 13 municÃpios (Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda, Porto Murtinho, Aquidauana, Anastácio, Ladário, Corumbá, Nioaque, Bela Vista, Caracol e Guia Lopes da Laguna). Bonito foi o primeiro municÃpio a aderir.
A participação dos municÃpios e do trade é fundamental para criar o conselho e formação de um fundo financeiro, com o qual a rota terá recursos para implementar as ações, como participação em feiras para promoção dos destinos e capacitação e treinamento de agentes operadores. O fundo será formado com cotas anuais dos municÃpios, entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, conforme a classificação no Mapa TurÃstico, além do aporte financeiro do Governo do Estado.Presença do trade
O fortalecimento da rota Bonito-Pantanal tem várias vertentes e uma delas é a participação da iniciativa privada. Os empresários também podem se associar à IGR (hoje são mais de 50 membros) e essa adesão foi cobrada pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, em recente live promovida pelo Bonito CVB com os municÃpios para apresentar a proposta de reestruturação da IGR.