O cineasta sul-mato-grossense Dannon Lacerda voltou a Campo Grande em 2020 para iniciar uma pesquisa sobre seus antepassados nos últimos dois anos e descobriu que José Francisco Lopes (também conhecido como Guia Lopes) e sua esposa, Senhorinha Barbosa Lopes, seriam seus tataravós.
Assim, desenvolveu dois projetos audiovisuais, um curta e um longa-metragem, que pretende realizar na região, além de ter realizado duas oficinas de atuação audiovisual, inclusive, com a participação de indÃgenas sul-mato-grossenses.
O curta-metragem Herança, em fase de pré-produção, será rodado em maio deste ano em Guia Lopes da Laguna e Jardim e aborda questões contemporâneas sobre a identidade fronteiriça, orientação sexual e outros temas presentes nas cidades interioranas.
No caso do longa-metragem Em Nome da Pátria, o cineasta pretende escrever um roteiro sobre a Guerra da TrÃplice Aliança (também conhecida Guerra do Paraguai), a partir do ponto de vista de sua tataravó Senhorinha.
Como se inscrever para os testes de elenco do curta-metragem
Moradores de Guia Lopes da Laguna ou Jardim (MS), exclusivamente, interessados em participar do teste inicial para elenco do curta-metragem deverão encaminhar 2 fotos (uma de rosto e outra de corpo inteiro) e uma ficha de inscrição para o email: cabarefilmes@gmail.com até 15 de fevereiro, não sendo necessária experiência em atuação.
Oficina de Atuação Cinematográfica - Criada a partir do Curso de Atuação Audiovisual desenvolvido pelo cineasta, a oficina gratuita irá abordar conceitos básicos da linguagem cinematográfica e dicas sobre atuação em cinema e séries, sendo ministrada on-line nos dias 7 e 9 de fevereiro, das 19 às 21 horas. Informações detalhadas serão divulgadas no perfil @dannon_lacerda no Instagram.
Curta o Lado B no Facebook e Twitter Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563. -