Pedrossian convenceu Geisel a batizar o estado com o nome ‘Mato Grosso do Sul’

 /

O nome “Mato Grosso do Sul†foi sugerido por Pedro Pedrossian ao então presidente Ernesto Geisel. A informação consta em uma entrevista do ex-governador, concedida em 2011 para a TV Assembleia.

Pedrossian conta na entrevista que o nome do Estado já estava definido como Campo Grande, no momento da divisão de Mato Grosso. No entanto, ele convenceu Geisel a mudar de ideia, para não desagradar os outros municípios do estado.

“Naquele tempo, dependia da vontade de um presidente. Podia ser A, B, C ou D, acabou sendo Mato Grosso do Sulâ€, afirmou.

Na entrevista, Pedrossian disse que, apesar de ter sugerido o nome Mato Grosso do Sul, aprovava a mudança do nome do estado como uma forma de reencontro com a sua verdadeira identidade.

Ele dizia que os tempos eram outros e que o nome deveria ser escolhido pelos sul-mato-grossenses. “Acho que essa identidade poderia começar com a mudança do nomeâ€.

Conhecido pelas obras emblemáticas, Pedrossian faleceu na madrugada desta terça-feira (22), aos 89 anos. Ele construiu o Parque dos Poderes (sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário), o Parque das Nações Indígenas, o Hospital Regional e Morenão, as universidades UFMS, UFMT e UEMS. Ele deixou seis filhos, 11 netos e 12 bisnetos.