O 21º Festival de Inverno de Bonito começa nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, com diversas atrações ao público. Com o tema “Um mergulho no imaginário”, o Festival está de volta, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia, com muita arte, cultura, turismo e meio-ambiente.
A cerimônia de abertura oficial será às 19h30 no Palco das Artes Cênicas, na Praça da Liberdade, com as boas-vindas das autoridades e a mensagem aos homenageados desta edição: Nilson Rodrigues da Fonseca, Afonso Rodrigues Jr, João Viscaino e seu filho João Antônio.
Nilson Rodrigues da Fonseca, empresário e produtor cultural nas áreas de cinema, teatro e televisão, idealizou e coordenou o Festival de Inverno de Bonito entre os anos de 2002 e 2005 e também o Festcine Pantanal – Festival de Cinema de Campo Grande de 2001 a 2005. Mineiro, tem uma vasta experiência na área do audiovisual, chegando em 2005 a ser nomeado membro da diretoria colegiada da Ancine, cargo que ocupou até 2009.
Afonso Rodrigues Jr., empresário bonitense da área de comunicação, comanda o site ‘Bonito Net’ e foi idealizador e coordenador do Festival de Inverno de Bonito. Afonso é também realizador do Bonito Blues & Jazz Festival, que em 2022 chegou à sua nona edição.
João Viscaino e o filho João Antônio: empresário natural de Santos (SP), João Viscaino é proprietário de um dos locais mais tradicionais de Bonito, o restaurante de comidas típicas “Casa do João”. João batizou o local com o seu nome, mas para homenagear seu filho que possui Síndrome de Down. Joãozinho tornou-se um dos personagens obrigatórios e mais conhecidos do Festival de Bonito, em todas as edições espalhando sua simpatia por onde passa.
Às 20h30 começam as atrações musicais com o show “Canta Bonito”, com o coletivo de Artistas de Bonito no Palco das Águas, que fica na Rua General Osório com a Pilad Rebuá. Logo depois começa o show principal da noite, com o cantor sertanejo Daniel, no Palco das Águas.
O palco do CMU (Centro de Múltiplo Uso) recebe shows com Fred Oliveira, de MS, e Macaco Bong (MT) a partir das 23h30. O CMU fica na Avenida Paulo VI, 50 – BNH (Vila Recreio, Jardim Andreia).
Mas o Festival começa bem antes da abertura oficial. Já às 9 horas haverá Live Painting de Graffiti com Thais Maia, Pedro Vasciaveo, Pedro Morato e Kuêio, no Centro de Múltiplo Uso. Quatro artistas visuais, quatro mentes com diferentes singularidades, vão originar suas artes em um enorme muro, cada um com um espaço de 10×3 metros.
Ao mesmo tempo, também às 9 horas, no Sebrae-MS (Rua Cel Pilad Rebua, 2480), acontece a Rodada de Negócios da Moda. Em parceria com o Sebrae/MS, será realizada uma rodada de negócios entre oito lojistas do varejo da moda nacional com produtores de moda autoral de MS. O evento é uma excelente ferramenta para criar networking, conhecer outras instituições e formar parcerias. É também uma forma de oxigenar a carteira de fornecedores e clientes. Foram abertas oito vagas para empresários do setor artesanal de todo o País com a finalidade de intercâmbio entre eles e os produtores de moda de Mato Grosso do Sul, favorecendo o escoamento da produção do Estado.
No período da tarde, começam as atrações às 16 horas, com o espetáculo de dança “Os Superficiais”, da Cia ETC., de Pernambuco, na Praça da Liberdade. O espetáculo é fruto de uma investigação dos tipos de relações estabelecidas no mundo pós-moderno, marcado pela superficialidade nas interações sociais. A montagem retoma as memórias pessoais de seus bailarinos e bailarinas para propor uma obra, um jogo ou uma brincadeira que aposta na tão recorrente exposição pessoal, na cópia compartilhada como original, na velocidade da informação, na superficialidade do conteúdo, na interrupção da ação e na dificuldade de manter um só foco de atenção.
Às 17h30, na Praça da Liberdade, acontece o desfile de moda “Fantasias do Cotidiano”, com os criadores Anderson Bosch (Coleção Frida Lídia Kahlo); Fabio Mauricio (F.M.- Coleção Balneário Tropical); Fábio Castro (Touché – Coleção Recortes Touché); Ateliê Nair Gavilan (Coleção Rios e Vazantes); Emília Leal (Coleção Arte Nativa); Eduardo Alves (Bocaiúva – Coleção Um Olhar para o Cerrado); Fabi Rezek (Mi Corazón – Coleção Pantanal de Mi Corazón); Lidiane Lopes (Lidylo – Coleção Mulher da Fronteira); Luiz Gugliatto (Coleção Why Not By Gugliatto) e Lauren Cury (Coleção Estampa-se).
O desfile é a narrativa das marcas e irá contar a história da inspiração e da maneira como foram desenvolvidas as coleções participantes. Junto com as roupas, a ideia é passar um conceito, trabalhar tendências e, principalmente, criar desejo nos consumidores. A apresentação das coleções será realizada na Praça da Liberdade, com uma passarela para a exibição das dez marcas de roupas autorais do MS selecionadas para este evento. Os looks completos das novas coleções serão exibidos para o público por modelos da própria cidade de Bonito.
Logo mais, às 17h40, será realizado o espetáculo circense “Apoeme-se – Intervenção Circo-Poética”, da Cia Apoema (MS), na Fundação CSN Cultura Garoto Cidadão, que fica na Rua Pérsio Schamam, 645, Centro. Apoeme-se fala de vida e não-morte, de uma espécie de parto-renascimento entre tantas idas, vindas e caminhos de nós mesmos. É o trabalho mais recente e inédito da Cia Apoema, que (re)nasce agora na cidade de Campo Grande (MS) contando com novos integrantes que dão a luz nessa obra de concepção coletiva e uma dramaturgia que alinha o teatral sob a poética circense.
Às 18h30 começa a programação de teatro com o espetáculo “Sinapse Darwin, da Casa de Zoé (RN), na Praça da Liberdade. Sinapse Darwin impregna os sentidos com imagens sonoras e visuais organizadas tempo-espacialmente para conduzir o espectador por uma viagem alegórica pela memória e história de Charles Darwin, evolucionista britânico que, por seu legado à ciência, é celebrado pelos artistas da potiguar Casa de Zoé. Ficha técnica: Roteiro, dramaturgia e direção: César Ferrario.
Ao mesmo tempo, também às 18h30, acontece o “Pop-Up Store”, Da passarela direto para seu guarda-roupa, na Praça da Liberdade. Pop-up Store é uma tendência de abrir espaços de vendas de curto prazo. Por se tratar de uma experiência diferente oferecida ao público, o engajamento das pessoas costuma ser maior. “Da passarela, direto para seu guarda roupa” trará descontos especiais e formará novas relações entre as marcas e o público, já que as pessoas conseguem ver de forma clara a identidade da marca, os valores que ela quer transmitir e como são os produtos. Além de viabilizar a moda da passarela para quem se encantou com o desfile.
Mais informações sobre o Festival você confere em: www.festivaldeinvernodebonito.ms.gov.br