A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Guia Lopes da Laguna (DP/GLL), em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Coordenadoria Municipal da Mulher, deu início ao projeto de prevenção de crimes e conscientização nas escolas públicas lagunenses. O ponto central do programa é abrir canais de diálogos com a juventude local, para cultivar o respeito ao próximo e o senso de autorresponsabilidade no que se refere ao combate aos crimes que têm ocorrido no município, principalmente envolvendo violência doméstica e tráfico de drogas.
Nesta quarta-feira (30), os alunos da Escola Estadual Salomé de Melo Rocha receberam o primeiro evento, realizado pela Polícia Civil. Na ocasião, o Delegado-Titular, Gustavo Detomi, palestrou sobre três assuntos principais: O combate à prática de bullying, responsável pelo aumento de casos de depressão e suicídio entre os jovens; A importância de os estudantes saberem recusar o convite para experimentar drogas e a necessidade de se estabelecer relacionamentos saudáveis e capazes de romper com a cultura de violência contra as mulheres, que infelizmente é tão comum no município.
A coordenadora municipal de mulheres, Thamiris Régis, destacou a relevância do evento: “Teve um resultado muito bom, tanto para os alunos quanto para a própria escola, que disponibilizou uma palestra esclarecedora por parte do Dr. Gustavo”, disse.
Já o Delegado, Gustavo Detomi, realçou a importância da integração entre a Polícia Civil e a rede de ensino: “Precisamos estar cada vez mais presentes na escola, disputando os caminhos e o futuro da juventude, que lamentavelmente tem sido cooptada pelas facções de tráfico. Com as novas parcerias que estão sendo estabelecidas, não há dúvidas de que vai se estabelecer uma atuação integrada cada vez mais forte, entre as diversas instituições públicas, em prol das crianças e adolescentes neste município”, apontou o delegado.
Ao longo do mês de dezembro, a Polícia Civil planeja mais duas palestras com outras escolas de Guia Lopes da Laguna.