Baleada por caçadores, anta é resgatada com ferimentos graves

 /

Vítima de tiros de caçadores há pelo menos sete dias, anta foi resgatada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na manhã deste domingo (12). O animal foi encontrado no Assentamento São Francisco, localizado no município de Rio Verde, a 207 quilômetros de Campo Grande. Segundo a pedagoga Solangela Ferreira, 44 anos, que acompanhou o resgate, a anta tinha diversos cortes expostos e cheios de larvas.


O animal foi parar dentro de um açude, de onde foi retirado pela equipe da PMA com ajuda dos assentados. No momento do resgate, foi observado que os ferimentos da anta eram compatíveis com tiros. O mamífero ainda tinha arranhões pelo corpo, provavelmente causados por cercas de arames farpados, durante a fuga dos caçadores.

O animal foi encontrado bastante debilitado e, por conta da quantidade de larvas nos ferimentos, a PMA calcula que a anta tenha sido ferida há pelo menos sete dias. Solangela relata que está preocupada com o destino da anta. “A gente só quer ter a certeza que esse animal vai ser tratado como ele mereceâ€.

Por meio de nota, a Polícia Militar Ambiental informou que a anta foi encaminhada com urgência ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, onde recebe atendimento médico veterinário.

A debilidade era tanta, que o animal, um macho jovem, que deveria pesar  150 quilos (se sadio), pesava apenas 70 quilos.

 

Â