Principal ligação para concretizar o Corredor Bioceânico, a construção da ponte entre Carmelo Peralta (PY) e Porto Murtinho segue em ritmo acelerado.
Do lado paraguaio, a implantação das estacas está 65% concluÃda, de acordo com o MOPC (Ministério de Obras Públicas e Comunicações), do paÃs vizinho.
De acordo com o engenheiro residente Pedro MartÃnez, a obra é composta basicamente por três partes: dois viadutos de acesso nas duas margens do rio Paraguai, mais a própria ponte estaiada, que terá 650 metros de extensão.
“Do lado paraguaio é onde se tem o maior avanço na parte das estacas (65%); depois há os cabeçotes que atingiram aproximadamente 50% de avanço, acrescentando que também está avançando na construção dos pilares da ponte, estimando sua conclusão em quatro mesesâ€, afirmou.
Serão construÃdas 300 estacas. São cilindros de betão armado que servem de fundação à ponte a uma profundidade entre 33 e 43 metros que estão embutidos no maciço rochoso denominado xisto.
A nova ponte em Porto Murtinho será a terceira ligando o Brasil ao Paraguai. A primeira é a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), enquanto a segunda é a Ponte da Integração, no mesmo municÃpio.Â
Paulo Fernandes