O perÃodo de chuvas está aumentando o nÃvel do Pantanal e onças-pintadas, além de outros animais silvestres, acabam transitando em busca de locais altos, por isso os avistamentos ficam mais comuns. O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) emitiu um alerta sobre o assunto nesta segunda-feira (27).
O veterinário Diego Viana explica que Corumbá e outras cidades pantaneiras tem relação histórica de, principalmente na época das cheias, os animais procurarem abrigo nas áreas urbanas.
“Quando a área de vida desses animais diminui, essas onças buscam Corumbá e Ladário como abrigo por estar em áreas mais altas em relação a planÃcie pantaneira. O fogo também teve esse efeito. Ano passado tivemos três casos de resgate de onças na área urbanaâ€.
O Programa Felinos Pantaneiros, dá apoio para monitorar e garantir a conservação do maior felino das Américas e a relação pacÃfica do homem com a natureza. Essas atividades no Pantanal têm o apoio estratégico da GM (Chevrolet), com visão de futuro sustentável.
“O que é estamos melhorando no instituto e em outras instituições é a capacitação de equipe em situações de resgate dentro do perÃmetro urbano da cidadeâ€, pontua.
Â