A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul mantém o estado de alerta para as cidades próximas ao Rio Miranda, devido às fortes chuvas que voltaram na tarde desta quarta-feira (8) em diversos pontos do Estado.
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) já havia emitido aviso de evento crÃtico na segunda-feira (6) para a região urbana do municÃpio de Miranda, localizado a 208 km da Capital. O Rio Miranda ultrapassou em 22 centÃmetros a cota emergencial e atingiu o nÃvel de 7,22 metros, na última segunda. Nesta quarta, o nÃvel do rio teve uma diminuição de apenas três centÃmetros e está em 7,19 metros.
De acordo com o representante de relações públicas da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), Renan Arruda, mesmo com as diminuições gradativas, o estado de emergência ainda se mantém para a região do municÃpio de Miranda. “As chuvas de hoje não causaram danos, mas seguimos monitorando, pois existem locais mais sensÃveis. Pode mudar a situação a qualquer momentoâ€, explica.
No caso do municÃpio de Coxim, a 253 km da Capital, o nÃvel do Rio Miranda teve um aumento de 14 centÃmetros, marcando 4,49 metros nesta quarta-feira.
Em Aquidauana, a 141 km de Campo Grande, o rio continua no nÃvel normal, sem oferecer riscos à população. De acordo com o coordenador Mário Ravaglia, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não foram acionados para atender nenhuma ocorrência grave, oriunda das chuvas. Nessa região, o Rio Aquidauana bateu a marca de 4,27 metros.Â