Com fortes ações de promoção, Mato Grosso do Sul participa do Fórum de Turismo 60+ no dia 19 de abril, em São Paulo. A promoção é da revista Melhor Viagem, primeira publicação brasileira voltada ao público sênior fundada há 12 anos.
A jornada de um dia inteiro tem o objetivo de capacitar profissionais do turismo, ampliar atendimento e desenvolver produtos que atendam às demandas do segmento de maneira profissional. Workshops, palestras, cases de sucesso e painéis vão orientar e inspirar agentes de viagens, hotéis e prestadores da cadeia turística para oferecer serviços qualificados e atendimento adequado ao turista da maturidade.
Um dos destaques do Fórum é o workshop ‘Descubra o Mato Grosso do Sul’ com a apresentação do diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling.
“Reconhecemos a importância do turista 60+, tanto que estão sempre presentes em nossas peças publicitárias. Criamos roteiros com atividades voltadas para esse segmento, como o “Soft Adventure” na região de Bonito/Serra da Bodoquena, que oferta um turismo de aventura leve, com segurança, quebrando a ideia de que o turista maduro procura somente destinos para descanso. Na região do Pantanal também recebemos um público com mais idade, principalmente estrangeiros, que buscam conhecer a cultura pantaneira. Acreditamos tanto nesse segmento que o Mato Grosso do Sul será patrocinador do Fórum Turismo 60+, apresentando todas as belezas do estado para esse público”, afirma Bruno.
Entre os painéis de discussão está a construção de estratégia digital 60+ a ser abordada pelo consultor de marketing digital, Thiago Akira. Na pauta, como atrair e vender para o segmento usando estratégias digitais.
“O potencial de consumo e aumento da expectativa de vida do público 60+ está ativando o radar das marcas e empresas. Mas não basta apenas acertar nos produtos e serviços, precisamos ajustar também a comunicação. Para isso precisamos rever alguns conceitos, principalmente que mostram o quanto esse público está inserido digitalmente e tecnologicamente e, como isso tem impactado suas decisões, relacionamento com marcas e a sua jornada de compra”, ressalta Thiago.
“Em menos de 10 anos, a população acima dos 60 anos será maior do que a de jovens até 14 anos no Brasil. Conhecer e entender os anseios desse público, cada vez mais longevo e com vontade de curtir a vida é um grande desafio, mas também uma enorme oportunidade para o trade turístico”, é o que afirma a turismóloga e especialista em longevidade Luciana Grell, que falará sobre o perfil do consumidor 60+ no painel ‘Turismo e longevidade’.
O fórum deve reunir 250 agentes de viagens e operadoras de turismo. Com um conteúdo rico e diverso, os workshops apresentarão produtos focados no cliente 60+ e os painéis com especialistas abordarão temas sobre longevidade, experiências de viagens e universo digital. Além das capacitações, haverá uma área para operadoras de turismo, companhias aéreas e hotelaria apresentarem ofertas de destinos.