Quem já se apaixonou sabe bem o que são as chamadas ‘borboletas no estômago’, aquele frio na barriga que aparece quando estamos perto de quem gostamos. Por que exatamente isso acontece?
Isso ocorre quando o lado sentimental acaba sendo percebido fisicamente, tamanha a intensidade do que sentimos pela outra pessoa. Isso quando é correspondido, claro.
A sensação é tão difícil de descrever que as borboletas no estômago passaram de metáfora a quase um sinônimo da sensação.
Basicamente, trata-se de um leve formigamento ou desconforto na região estomacal, que tem como gatilho geralmente uma reação emocional.
Isso faz todo o sentido, já que sabemos que o estômago é repleto de terminações nervosas, sendo considerado por especialistas uma espécie de “segundo cérebro”.
A descarga de adrenalina e outras substâncias no sistema nervoso ao nos aproximarmos da pessoa que amamos, faz com que os músculos do abdômen acabem sofrendo contrações e relaxamentos, como forma de equilibrar o organismo, dissipando assim a adrenalina lançada no corpo.
É aí que sentimos a sensação de frio na barriga e as famosas borboletas, que geralmente possuem como gatilho alguma situação em que a frequência cardíaca aumenta, acompanhada de sintomas que podem incluir até náuseas.
Portanto, da próxima vez que começar a se sentir estranho, é só tentar relaxar. Lembre-se de que é só uma reação normal do corpo e se concentre na pessoa amada.
Com o tempo, as borboletas no estômago vão passar, mas elas certamente indicam a presença de alguém que faz, literalmente, seu coração bater mais forte.
Borboletas no estômago podem ser alerta
Os especialistas em questões neurológicas acreditam que essa sensação se originou ainda na pré-história, quando os homens das cavernas precisavam estar ainda mais atentos aos perigos que os cercavam, já que não possuíam quase nenhuma segurança.
O frio na barriga servia como uma espécie de alerta, quase um “sexto sentido” de que algo estava errado.
No entanto, é bom ficar atento. Se as borboletas no estômago são constantes ou um incômodo, isso pode ser o indicativo de um grau de ansiedade muito alto, o que pode acarretar em diversos outros problemas. Ame, mas fique esperto!